O tempo no Brasil: fim de semana será ensolarado e quente no Sul, mas há risco de tempestades em algumas regiões

Previsões indicam que o clima aberto, ensolarado e seco vai predominar na região Sul ao longo dos próximos dias, com temperaturas de até 35ºC. Ainda assim, há risco de tempestades em algumas regiões.

Nos próximos dias, as chuvas tendem a se posicionar mais para o centro-norte do Brasil, deixando a maior parte da região Sul seca ou com chuvas altamente irregulares. Uma massa de ar seco e quente está atuando na América do Sul e também vai influenciar o clima no Sul do país, ocasionando uma redução das chuvas e um aumento nas temperaturas.

Este mesmo sistema está causando uma forte onda de calor no Paraguai e na Argentina, onde as temperaturas podem atingir escaldantes 45ºC, especialmente no centro-norte do país. Essa massa de ar seco e quente também influencia o clima no Uruguai e no Rio Grande do Sul, embora as temperaturas no território gaúcho não cheguem a valores tão altos.

Ainda existe possibilidade de chuva no Sul ao longo dos próximos dias

Claro, há excessões. O mesmo padrão de circulação dos ventos e da umidade que causa chuvas em São Paulo também pode formar pancadas frequentes no norte do Paraná, além do extremo leste e litoral do Paraná e de Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de chuvas moderadas, com possibilidade de chuvas de até 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e queda de granizo.

Há, portanto, possibilidade de chuva em algumas capitais. Pancadas rápidas atingem Curitiba ao longo dos próximos dias, especialmente durante a tarde; e embora o tempo aberto e seco predomine em Florianópolis, chuvas fracas e rápidas ainda podem se formar até o final da semana.

Ainda assim, não espera-se grandes acumulados de chuva. As últimas previsões indicam acumulados máximos inferiores a 50 mm de chuva até o domingo, que acontecerão na forma de pancadas rápidas de chuva que se desenvolvem especialmente durante a tarde.

Mapa de acumulados totais de chuva até o domingo (04)
Mapa de acumulados totais de chuva até o domingo (04) mostra que chuvas atingem apenas o norte do Paraná e extremo leste paranaense e catarinense, com acumulados inferiores a 50 mm de chuva.

Num geral, em todos os demais municípios, a probabilidade de chuva é baixíssima e o tempo se mantém aberto, ensolarado e seco, com pouca nebulosidade. Essa situação propiciará um fim de semana de sol e calor na maior parte da região Sul.

Calor retorna com força, especialmente no extremo oeste do Rio Grande do Sul

A massa de ar quente certamente impactará o Rio Grande do Sul e o oeste catarinense e paranaense nos próximos dias, fazendo os termômetros subirem. Ainda assim, não há previsão de temperaturas tão extremas quanto as previstas para a Argentina.

Durante este período mais quente, é recomendado que se beba bastante líquidos, evite desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia (especialmente no início da tarde), use roupas frescas e passe protetor solar.

As maiores temperaturas previstas para o fim de semana, no momento, giram em torno dos 35ºC - O que é um calor significativo, mas ainda assim distante das marcas históricas atingidas durante as ondas de calor intensas do ano passado. Em Uruguaiana, por exemplo, a temperatura máxima pode chegar a 36ºC; em Alegrete, os termômetros atingem os 35ºC; e em Três de Maio, não ultrapassam os 34ºC.

Previsão de temperaturas máximas durante o sábado (03).
Previsão de temperaturas máximas durante o sábado (03) sinaliza que os próximos dias serão quentes, com valores em torno dos 35 graus para o extremo oeste do Rio Grande do Sul e do Paraná.

EM RESUMO, pancadas de chuva atingem o norte do Paraná e extremo leste paranaense e catarinense; porém, na maior parte da região Sul, predomina o tempo seco e ensolarado até o próximo fim de semana, com temperaturas máximas que giram em torno dos 35ºC.

Para conferir exatamente como o tempo estará na sua cidade durante o próximo fim de semana, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.