O tempo no Brasil: fim de semana com alerta de tempestades e chuvas intensas no Sudeste e no Centro-Oeste

Previsão do tempo para o final de semana indica chuvas de até forte intensidade entre o Sudeste e Centro-Oeste do país. Há possibilidade de descargas elétricas, alagamentos e deslizamentos de terra!

Chuvas no Brasil
Final de semana será de chuvas intensas nos estados do Sudeste e Centro-Oeste do país. Foto: Juliana Kopp.

Mesmo após a desconfiguração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), as chuvas devem continuar sobre o centro-norte e Sudeste do Brasil. A chegada e formação de outras instabilidades devem favorecer a formação de chuvas e gerar novos alertas para esta regiões do Brasil.

A combinação do calor e umidade disponível na atmosfera contribui para a formação de chuvas intensas e temporais a partir do final da manhã desta sexta-feira (02), entre o litoral do Rio de Janeiro e São Paulo.

A presença de uma frente fria, mesmo muito afastada no oceano Atlântico, vai ser responsável por canalizar a umidade em entre o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, porção sul de Minas Gerais, leste do Mato Grosso do Sul e extremo sul de Goiás.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de tempestade com grau de severidade de Perigo Potencial, vigente até as 10h desta sexta-feira (02), com possibilidade de acumulados de até 100 mm/dia e ventos entre 60 e 100 km/h.

Chuvas no final de semana
Chuva e densidade de raios na tarde de sexta-feira (02)

No decorrer da tarde de sexta-feira (02), as chuvas tendem a se espalhar pelo sul de Minas Gerais, interior do estado de São Paulo, norte do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e no Mato Grosso, com acumulados de até 15 mm/h.

Não se descarta a ocorrência de descargas elétricas, temporais com ventos fortes e até queda de granizo.

Entre a noite de sexta e sábado, as instabilidades se concentram no centro-leste de Mato Grosso e norte de Goiás. Já na manhã do sábado (03), são esperadas algumas pancadas de chuva de forma pontual entre o Sudeste e Centro-Oeste do país.

Chuva no final de semana
Mapa de previsão de chuva para a tarde do sábado (03).

E a partir da tarde, as chuvas ganham mais intensidade devido a combinação de calor e umidade disponível na atmosfera! O alerta maior vai para a Região Metropolitana de São Paulo, interior do estado e centro-leste do Mato Grosso do Sul e partes do estado de Goiás.

Por causa do alto volume de chuva previsto, a população deve ficar em alerta para o risco de deslizamentos, principalmente em áreas de encosta. Ao decorrer da tarde de sábado (03), as chuvas se espalham pelo centro-norte do país e ocorrem de maneira pontual sobre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e porção sul de Minas Gerais.

Final de semana: previsão de acumulados de chuva de até 100 mm entre SP e RJ

Na manhã do domingo (04), a probabilidade de chuva é baixa, portanto não espera-se grandes acumulados de chuva, pelo menos durante o período da manhã. Porém, no início da tarde as chuvas retornam com maior intensidade e com possibilidade de altos acumulados de precipitação, principalmente entre litoral e interior estado de São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo, além da região serrana que liga os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Chuva no Sudeste e Centro-Oeste
Mapa de chuva na tarde do domingo (04).

No centro-norte do país, as chuvas ficam espalhadas e devem ocorrer de maneira pontual, não tão intensa quanto no litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro. Os maiores acumulados previstos no domingo devem ocorrer no sul do estado de Goiás, porção central do Mato Grosso do Sul e região metropolitana de Brasília.

Ou seja, as chuvas voltam a ganhar força neste final de semana, espalhadas pelo Sudeste de centro-norte do Brasil, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra e alto volume de chuva em um pequeno intervalo de tempo. As áreas com maior alerta se concentram entre o litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e seguem para o sul de Minas Gerais e os estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Precipitação acumulada no Sudeste e Centro-Oeste
Precipitação acumulada até a noite de domingo (04).

Até a noite de domingo (04) a precipitação acumulada pode ultrapassar os 100 milímetros entre o litoral sul do Rio de janeiro, litoral norte de São Paulo, Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais, com alta probabilidade dessa chuva vir acompanhada de rajadas de vento, trovoadas, descargas elétricas e até queda de granizo.

Os volumes de chuva podem ser elevados de maneira abrangente neste final de semana, provocando prejuízos em várias cidades, desde do litoral do Sudeste até o interior da região. Para conferir como o tempo estará na sua cidade durante o próximo fim de semana, confira a previsão completa para a sua localidade aqui no site do Tempo.com .