O tempo na Semana Santa: atualização das tendências

Continuamos trazendo as últimas atualizações de previsão para este período especial do ano. Houve alguma mudança em relação às tendências anteriores? Fará sol ou chuva? Nós te contamos!

Confira a atualização das condições do tempo na Semana Santa e para a Sexta-Feira Santa.

No final do mês de Março começamos a mostrar as primeiras tendências meteorológicas que poderiam ocorrer durante a Semana Santa e a Páscoa. Estando ciente das limitações que uma previsão pode apresentar com um mês de antecedência, recorremos ao modelo climático CFSv2 para tentar obter os primeiros cenários mais prováveis. Em resumo, apresentamos um cenário de temperaturas mais quentes do que o normal em praticamente todo o país para a semana de 15 a 21 de Abril. Em relação às chuvas, foi apresentado um período mais chuvoso no Nordeste e boa parte do Centro-Oeste e tempo mais firme no Sudeste e no Sul.

Poucos dias antes do início da Semana Santa, vamos verificar se houveram algumas mudanças e quais as primeiras tendências dos modelos de previsão de tempo ECMWF e GFS.

Atualização do modelo CFSv2

As últimas atualizações de modelo mostram que as que as chuvas se mantiveram na metade norte do país, porém a distribuição dos maiores acumulados mudou. Enquanto que antes havia mais chuva para a Região Nordeste, agora os maiores acumulados estão concentrados no Centro-Oeste, em Minas Gerais e no norte de São Paulo. Já nas faixas mais litorâneas do Espírito Santo até o Sergipe e do Rio Grande do Norte até o Pará, a anomalias se mantiveram positivas. Já para o Sul, a condição de tempo seco foi reforçada.

Em relação às temperaturas, houve poucas mudanças da intensidade e praticamente nenhuma alteração em relação à distribuição. Tendência de uma semana mais quente em praticamente todo o país, sendo que na região do estado do Mato Grosso e do oeste da Bahia, se observa a persistência de anomalias negativas, levando a interpretação que a semana será mais chuvosa nessas áreas.

A Sexta-feira Santa

Vamos analisar agora o cenário proposto para o feriado pelos dois modelos globais: o nosso modelo europeu de confiança ECMWF e o famoso modelo americano GFS.

Na Sexta-feira Santa (19) uma massa de ar seco atua no Centro-Sul do Brasil. Assim, o dia será de sol, com temperaturas amenas pela manhã e calor na parte da tarde em toda a Região Sul e nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo o tempo firme. Nas demais áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, previsão de pancadas de chuva na parte da tarde, com exceção para o Espírito Santo, onde o dia fica nublado com chuva ao longo do dia.

No Nordeste, previsão de chuva pela manhã no leste da Bahia em todo o litoral norte. Na parte da tarde as chuvas se espalham para o interior dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e do Rio Grande do Norte, onde há risco para temporais. No restante da Bahia, há previsão de pancadas isoladas.