O que esperar para o mês de Julho de 2020?

Em neutralidade para ENOS será que o mês de Julho irá se comportar dentro na normalidade? O que o modelo CFSv2 está prevendo? Te contamos aqui.

clima de julho
O modelo CFSv2 mostra um cenário de chuvas ainda frequentes no Sul e de temperaturas bastante baixas. Saiba como essa condição será distribuída.

O mês de Julho normalmente representa o estabelecimento da estação de inverno, que climatologicamente tem seu início por volta do final de Maio e início de Junho.

Suas características médias climáticas correspondem à uma distribuição de chuvas concentradas em boa parte da Região Sul, no leste do Nordeste e no extremo norte do país, com predomínio de tempo seco no restante do país.

Em relação às temperaturas, se observam valores menores em todo o país em relação aos demais meses do inverno, tanto para as mínimas quanto para as máximas, sendo no Centro-Sul do país, que compreende a Região Sul, o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais, onde são registrados as temperaturas mais baixas.

Você pode se interessar: Será que teremos uma La Niña em 2020?

Mas o que esperar de Julho? Será um mês de inverno rigoroso ou mais ameno? Haverá frequência de chuvas? A seguir contamos o que o modelos CFSv2 vem “enxergando”.

Previsão climática para Julho segundo o modelo CFSv2

Na última semana de Junho mudanças de padrão ocorreram, com o enfraquecimento de um bloqueio atmosférico por volta do dia 25, quando uma frente fria conseguiu avançar pela Região Sul e em seguida houve uma redução das temperaturas devido a atuação de uma massa de ar polar. Essa condição mais úmida e fria se manteve até então, com um último episódio de temporais bastante intenso na Região Sul.

Para a primeira quinzena de Julho, esse padrão deve se manter, porém com um maior predomínio de massas de ar frio e, por volta, de dois episódios de chuvas para o Centro-Sul, sendo mais volumosas nas áreas mais ao leste como mostra as anomalias de precipitação do modelo CFSv2.

Já a segunda quinzena, tende haver uma redução do avanço de sistemas de chuva, o que representa uma aproximação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) em direção ao continente, resultando em aumento da precipitação na faixa leste que vai do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte.

Em relação às temperaturas, o frio será presente ao longo do mês, porém, com maior intensidade durante à primeira quinzena. Assim, a segunda metade do mês tende a ser mais ameno e até com registro de dias de calor.