Temporais com ventos acima 100 km/h provocam destruição na Região Sul

O processo de formação de um ciclone extratropical ao longo desta terça-feira provocou intensos temporais no Sul do Brasil. Imagens impressionantes do avanço da tempestade, dos ventos intensos e da destruição deixada.

A intensificação de uma região de cavado, que já vinha atuando sobre o Rio Grande do Sul desde a manhã de segunda-feira (29), contribuiu para chuvas de moderada a forte intensidade durante a madrugada da terça-feira (30) no território gaúcho.

Com o deslocamento a partir do fim da manhã, agora um sistema de baixa pressão ou ciclone extratropical, para sudeste, a atuação de uma frente fria e seu avanço pela Região Sul se tornou inevitável ao longo do período da tarde.

Devido ao intenso contraste térmico, entre a massa de ar polar na retaguarda da frente fria e o escoamento de norte/nordeste à frente, houve o favorecimento de forte levantamento na região do sistema frontal, contribuindo para o desenvolvimento de tempestades.

Já o deslocamento rápido do sistema contribuiu para as fortes rajadas de ventos, que atingiram os 110 km/h no norte do Rio Grande do Sul, no planalto e oeste de Santa Catarina. Em outras localidades desses estados e no Paraná, como na serra gaúcha, no norte catarinense, leste e sudoeste paranaenses, as rajadas atingiram valores entre 70 e 90 km/h, segundo as estações do Inmet.

As impressionantes imagens acima mostram a extensão e a intensidade da destruição em várias localidades. Em Balneário Camboriú, no litoral catarinense, pedaços de metal e plásticos foram levados pelo vento, atingindo a fiação da rua e resultando na explosão de um transformador.

O oeste de Santa Catarina também não escapou da destruição provocada pelos temporais. Partes de um prédio caíram sobre um carro. Já em outra cidade da região (não especificada no vídeo), os ventos intensos retorceram a estrutura de um armazém.

Em Foz do Iguaçu, a chuva acumulou em torno de 40 mm no período de 1 hora, com ventos registrados, pela estação do Simepar, de até 50 km/h. No entanto, pelos estragos mostrados nas fotos abaixo se estima que as rajadas possam ter atingido intensidade superior.

A previsão para os próximos dias é de tempo mais firme sem potencial para chuvas volumosas ou até mesmo de ventos intensos. O destaque é para a atuação da forte massa de ar polar que traz contribui para as temperaturas mais baixas do inverno até o momento no Centro-Sul.

O frio se estende até a sexta-feira (03), sendo para o sábado (04) esperado uma mudança da direção dos ventos para quadrante norte e início de uma tendência de aumento das temperaturas.