O que esperar para a segunda quinzena de Novembro de 2020?

Volumes de precipitação já superam a média de Novembro em parte da Região Norte e boa parte do Nordeste. Será que as chuvas vão continuar concentradas no Centro-Norte do país? Te mostramos aqui o padrão médio para as duas próximas semanas.

clima Novembro, la niña
Para os próximos 15 dias as chuvas se mantém no país, porém em distribuição diferente em cada semana. Confira os detalhes.

A primavera até então foi caracterizada por chuvas abaixo do esperado, condição esta provocada principalmente pela ausência da atuação da Oscilação de Madden-Julian (MJO) e pela não resposta da atmosfera aos estímulos da Oscilação Antártica (AAO). A princípio, essas condições em relação às oscilações pode ter ocorrido devido ao período de monções mais intenso na Ásia.

Com o término do período de monções, a MJO passou a oscilar e a atmosfera passou a responder melhor a AAO nesta primeira quinzena de Novembro, que juntamente sob uma condição de La Niña, as chuvas se concentraram mais no Centro-Norte do país resultando em acumulados acima da média para o mês em parte da Região Norte e boa parte do Nordeste.

As oscilações Antártica (AAO) e de Madden-Julian (MJO)

Como já tratado anteriormente, os fatores climáticos AAO e MJO passaram a ter maior influência durante as duas primeiras semanas do mês e para a próxima quinzena. Analisando primeiramente o comportamento da AAO, se espera que, com a manutenção do índice em valores negativos, haja a manutenção da atuação de sistema frontais, baixa pressões e ciclones no Brasil. A leve tendência positiva até o final do mês traz uma condição mais úmida para o Centro-Sul.

Em relação à MJO, a oscilação se mantém na fase 2 favorável à atividade convectiva durante essa semana, o que contribui para a ocorrência de chuvas no Centro-Norte. Já para a última semana do mês, a MJO entra em neutralidade. Esse comportamento está representado por dois diagramas de fase: um do modelo ECMWF e outro do NCEP.

Em resumo, para a próxima semana as chuvas se concentram no Centro-Norte do país, incluindo a Região Sudeste, com maiores volumes para as regiões Norte e Nordeste e a possível formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Já para última semana, se espera um migração das chuvas para o Centro-Sul, também atingido o Sudeste.

Anomalias de precipitação para os próximos 15 dias

O modelo climático Climate Forecast System Version 2 (CFSv2) está prevendo um padrão de distribuição bastante coerente e muito próximo do esperado em relação ao que se espera das influências dos fatores AAO e MJO.

Os mapas de anomalia de precipitação mostram chuvas mais concentradas no Centro-Norte do país para a terceira semana de Novembro, com destaque para as regiões Norte e Nordeste onde são esperados os maiores acumulados. Durante a última semana do mês, as chuvas passam a ocorrer mais no Centro-Sul, com alta probabilidade de atingir boa parte da Região Sul. No entanto, as chuvas podem não ocorrer durante todo o período.