O Dia de Finados será chuvoso e sob alertas de chuvas intensas para 14 estados; confira a previsão

Sobre boa parte do Brasil teremos a presença de tempo instável neste domingo. Há previsão de chuvas fortes e intensas, além dos riscos de tempestades isoladas que deixam 14 estados em alerta.
Os primeiros dias de novembro serão marcados pela presença de instabilidades em 4 das 5 regiões do Brasil. A passagem da frente fria pelo país trouxe a umidade necessária para deixar o tempo fechado em diversos municípios. Além disso, as temperaturas voltam a subir gradualmente, o que serve como combustível para a formação de nuvens de chuva.
No domingo (2), os modelos de previsão mantêm a indicação de muita nebulosidade e risco de tempestades em várias áreas. Ao todo, 14 estados estarão em alerta para chuvas intensas e temporais. Confira a lista
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Rondônia
- Acre
- Amazonas
- Pará
- Tocantins
Veja a previsão do tempo para o domingo (2) e saiba como as instabilidades irão se comportar na sua região.
Chuvas intensas atingem SP, MG e RJ
O domingo (2) será marcado por tempo instável sobre o Sudeste do Brasil. Com exceção do Espírito Santo, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm previsão de chuvas intensas e risco de tempestades, o que coloca essas áreas em alerta.

Pela manhã, o tempo fica fechado em toda a Região Sudeste. Há chuvas fracas e moderadas em grande parte do estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro. No extremo sul paulista, próximo à divisa com o Paraná, há risco de chuvas fortes e possibilidade de transtornos, como alagamentos em áreas urbanas.
Durante a tarde de domingo (2), as chuvas se espalham pelo interior de Minas Gerais e também atingem áreas do Rio de Janeiro. De acordo com os modelos de previsão do tempo, pancadas fortes e intensas são esperadas em diversos pontos, deixando grandes cidades e capitais em alerta, como São Paulo/SP, Campinas/SP, Uberlândia/MG, Belo Horizonte/MG e Volta Redonda/RJ.

As chuvas intensas podem causar transtornos nas localidades atingidas, já que há risco de descargas elétricas e rajadas de vento. Esses fenômenos podem provocar queda de galhos, alagamentos, transbordamento de córregos e até interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Riscos de tempestades no PR e áreas pontuais do RS e SC
A madrugada e a manhã de domingo (2) serão movimentadas sobre as áreas da Região Sul. A começar pelo Rio Grande do Sul com tempo parcialmente nublado e chuva isolada. Em Santa Catarina, todo o estado fica com o céu encoberto e chuva leve no nordeste catarinense.
Ainda durante a manhã, uma grande área de instabilidade vai provocar chuvas intensas no Paraná. Há riscos de prejuízos em diversos municípios como Ponta Grossa/PR, Cascavel/PR, Maringá/PR e Londrina/PR. As chuvas virão acompanhadas de descargas elétricas e ventos fortes.

Com a chegada do período da tarde, o tempo instável e a chuva aumentam sua área de atuação, sendo previstas para a Serra Gaúcha e Catarinense. No interior dos estados, chuva leve e pontos isolados com intensidade moderada. No Paraná, a previsão indica precipitação sobre o norte do estado, o que deixa a região em alerta devido à forte intensidade das chuvas.
Chuvas se espalham pela Região Centro e Norte
As chuvas concentradas vão ficar sobre o Mato Grosso do Sul e Goiás na manhã de domingo (2). O amanhecer com tempo fechado marca os dois estados, diferente do que está previsto para partes do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas, onde o sol aparece durante a manhã.
A preocupação aumenta com a chegada da tarde, em que as chuvas se espalham pelos estados. Áreas próximas da capital do Mato Grosso e do oeste do Mato Grosso do Sul têm previsão de chuvas intensas e riscos elevados para o registro de tempestades com potencial para transtornos. O que pode ser visto no mapa da quantidade de água precipitável.

Nos estados da Região Norte, o modelo de previsão do tempo mostra chuvas moderadas e fortes sobre Rondônia, Acre, oeste do Amazonas, leste do Pará e interior do Tocantins. Nesses locais, a precipitação vem acompanhada de trovoadas, o que já vem sendo registrado nos últimos dias.