O calor continua juntamente com a chance de chuva em boa parte do país

Para o restante da semana o padrão se mantém bastante semelhante aos dos últimos dias, com temperaturas elevadas e potencial para chuvas em boa parte do país. Há possibilidade para a ocorrência de temporais.

alerta temporais; calor
Mais dias de calor e de risco de temporais em boa parte do país. A sensação fica mais amena somente para algumas áreas da Região Sul.

A atuação de uma frente fria vem provocando chuvas na forma de temporais, alívio e manutenção do calor, principalmente no Centro-Sul do país. Os acumulados em 48h passaram dos 50 mm na região de fronteira do Rio Grande do Sul, onde, no restante do estado, os volumes ficaram entre 10 e 40 mm.

No restante do país, o padrão foi mais isolado, no entanto, volumes elevados foram registrados, superando os 100 mm no Rio de Janeiro e os 80 mm no leste paulista e goiano.

Nos próximos dias, além das chuvas, o calor também é destaque uma vez que se mantém para boa parte do país e sendo um fator que aumenta a chance para a ocorrência de temporais.

Mesmo com o afastamento da frente fria para o oceano, o seu avanço para norte, na altura do Sudeste, favorece a maior abrangência das chuvas, o que aumenta a possibilidade de eventos mais intensos.

Alertas e destaques para a quarta-feira

A frente fria, que contribui para a ocorrência de chuvas no Rio Grande do Sul, se encontra mais afastada no oceano, favorecendo a manutenção da nebulosidade em boa parte da Região Sul, com exceção para o extremo oeste e sul gaúchos. Outro sistema bastante influente é uma baixa pressão sobre o Paraguai, que também acaba por favorecer uma condição mais instável para boa parte do Centro-Sul.

Há previsão de chuva fraca já pela manhã em toda a faixa leste, que vai do nordeste do Rio Grande do Sul até o sul do Rio de Janeiro, ocorrendo com maior abrangência na porção mais ao norte de Santa Catarina. Chuvas mais intensas atingem o sul e o oeste do Mato Grosso do Sul e o noroeste do Paraná.

Na região de encontro da Alta da Bolívia e do Vórtice Ciclônico, que se localiza na região do MATOPIBA e no interior do Nordeste, há potencial para chuvas de moderada a forte intensidade também durante a primeira parte do dia.

No período da tarde, as instabilidades ganham força e se espalham por boa parte do país, com tempo firme entre o norte de Minas Gerais, o sul da Bahia e o Espírito Santo, na faixa norte e leste do Nordeste e em praticamente todo o Rio Grande do Sul. As regiões com maior probabilidade para a ocorrência de temporais e maiores volumes são: oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, estado de São Paulo e sul de Minas Gerais.

Alertas e destaques para a quinta-feira

O tempo fica instável novamente em boa parte do país, com condição firme e ensolarada em praticamente todo o território gaúcho, oeste de Santa Catarina, oeste e sudoeste do Paraná. Há previsão de chuvas já pela manhã no leste catarinense e paranaense, sul e interior paulista e com potencial para forte intensidade no noroeste do Mato Grosso e interior do Nordeste.

No período da tarde, novamente, há riscos para temporais em boa parte do país, porém agora com maior probabilidade de maiores volumes no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no metade oeste do Mato Grosso do Sul, centro-sul e oeste do Mato Grosso e no interior do Nordeste. Tempo mais firme em boa parte do Sul, com exceção para o norte do Paraná e leste da Região, toda à faixa leste e norte do Nordeste, no Espírito Santo e centro-leste de Minas Gerais.

Alertas e destaques para a sexta-feira

Mais um dia de bastante nebulosidade pelo país, com possibilidade de chuvas isoladas já pela manhã no Centro-Norte do país. Com a não mais influência da frente fria e a formação de um cavado no noroeste argentino, as chuvas perdem abrangência em todas as regiões.

No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem e pancadas isoladas se espalham por boa parte do país, com maior potencial de serem abrangentes no estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Previsão de tempo firme para praticamente toda a Região Sul, com exceção do norte do Paraná, no leste e norte do Nordeste, no Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste e norte de Minas Gerais.