O ar frio continua na próxima semana e chega ao Nordeste. Possibilidade de mínimas mais baixas do ano!

Uma massa de ar frio trouxe o clima de outono de volta para boa parte do Brasil, com frio ameno e sensação agradável ao longo do dia. Esse sistema continua na próxima semana e se estende até o Nordeste.

massa de ar frio nordeste recorde temperaturas
Massa de ar frio continua o seu avanço pelo Brasil e consegue baixas as temperaturas até o Nordeste. Mínimas mais baixas do ano podem ocorrer.

A massa de ar frio passou a atuar na última semana trazendo o frio ao longo da manhã e a partir do fim do dia, com sensação bastante agradável ao longo do dia em praticamente todo o centro-sul. Esse mesmo sistema também contribuiu para o tempo firme e ensolarado no Brasil Central, mas sem baixar as temperaturas.

Agora na próxima semana, essa massa de ar frio continua atuando em boa parte do Brasil e consegue avançar até a Região Nordeste, diminuindo a intensidade do frio na Região Sul e aumentando no Sudeste. Vamos ver como será esse comportamento através dos mapas a seguir!

Mapa de chuva, nebulosidade e pressão

Na segunda-feira (15), o núcleo da massa de ar frio se encontra sobre a Região Sul, com suas bordas chegando até a porção central do Centro-Oeste e norte de Minas Gerais. Assim, o sistema consegue abranger todo o centro-sul do Brasil e mais o Brasil Central.

A previsão é de tempo firme e ensolarado ao longo do dia, com pouca formação de nuvens em boa parte do país. Na porção leste da Região Sul e do Sudeste, nuvens conseguem se formar, mas serão nuvens altas que ajudam a embelezar o seu ao longo do dia.

A massa de ar frio se trata de uma sistema de alta pressão ou anticiclone, com circulação anti-horária no hemisfério sul, que muitas vezes no oceano contribui para o transporte de umidade para acosta do Brasil. No mapa está representada pela letra H.

Já no Nordeste, uma região de cavado contribui para uma maior concentração de nuvens e para pancadas isoladas que não trazem potencial para transtornos.

Esse padrão se mantém até a quarta-feira (17), quando a massa de ar frio consegue se deslocar mais para norte, mas também já se localizando mais para o oceano, o que diminui a sua influência no Brasil Central.

Assim, na quarta-feira (17), o núcleo da massa de ar frio se posiciona mais para as regiões litorâneas entre o estado de São Paulo, o Paraná e Santa Catarina. Tempo firme e ensolarado continua em boa parte do Brasil e a concentração de nuvens diminui, juntamente com a possibilidade de chuva no interior e leste do Nordeste.

Na quinta-feira (18) e na sexta-feira (14), a intensificação de uma região de cavado combinada com o avanço da massa de ar frio mais ao norte resulta no prolongamento de uma frente fria que estava no oceano até então. Assim, a nebulosidade aumenta e há possibilidade de chuva fraca e intermitente em parte do leste do Nordeste, mais precisamente entre Salvador e Recife.

Nas demais áreas o tempo firme predomina, com pouca formação de nuvens que no máximo se formam na faixa leste das regiões Sul e Sudeste no estado da Bahia.

As temperaturas mínimas ao longo da semana

A interessante e ilustrativa combinação entre a pressão e temperaturas na primeira hora manhã ressalta o efeito do núcleo da massa de ar frio, a região mais fria, sobre o centro-sul do Brasil ao longo da semana.

Essa massa de ar frio é a que mais consegue avançar pelo Brasil até o momento e pode proporcionar as temperaturas mais baixas do ano em localidades do leste do Sudeste, na Bahia, em Alagoas, Sergipe e leste de Pernambuco.

Já a partir da terça-feira (16), as temperaturas diminuem no Sudeste e a região de com mínimas abaixo de 10°C aumenta nos estados de São Paulo de Minas Gerais e até mesmo no Rio de Janeiro. Esse próximo evento pode trazer as mínimas mais baixas do ano na Região Sudeste, que podem ser registradas no leste paulista, no sul mineiro e no território fluminense.

A partir da quarta-feira (17), o ar frio consegue influenciar mais o Nordeste, no centro-leste e sul do estado da Bahia, com temperaturas mais baixas do ano, até o momento, podendo ser registradas até o próximo fim de semana na Região.