Nova massa de ar frio vai afetar o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o Nordeste a partir deste fim de semana; confira
Uma intensa massa de ar frio vai avançar pelo Brasil a partir do próximo sábado, fazendo as temperaturas caírem em grande parte do país - com risco de friagem no Norte e Nordeste e ocorrência de geadas tardias no Sul.

Nesta sexta-feira (17), a formação de um ciclone e uma frente fria intensa irão começar a afetar o tempo no Brasil, causando tempestades fortes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Mas além disso, após a passagem das chuvas, uma massa de ar frio muito intensa irá avançar pelo país, fazendo as temperaturas caírem de maneira expressiva no centro-sul do Brasil.
Frio tardio retornará ao Brasil
Ao longo do sábado (18), uma intensa massa de ar frio já estará avançando pela região Sul e, no domingo (19), o frio estará atingindo praticamente toda a região Sudeste e grande parte da região Centro-Oeste. A abrangência dessa massa de ar frio pode ser observada na figura abaixo:

O frio será muito intenso especialmente na região Sul - que inclui Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina (onde as temperaturas mais baixas serão registradas) e também o sul do Paraná. Em uma quantidade majoritária de municípios, as temperaturas mínimas durante a madrugada podem ficar abaixo dos 10°C.
Na região da Serra Catarinense e da Serra Gaúcha, as temperaturas podem cair a ponto de atingir mínimas de 3°C - o que traz risco alto de geadas tardias em pleno mês de Outubro, algo que não é tão comum de ser observado durante a primavera.

Durante a segunda-feira (20), a massa de ar frio vai continuar avançando e começará a influenciar inclusive parte das regiões Nordeste e Norte do Brasil - algo raro de ser observado, especialmente nessa época do ano. Isso sinaliza ainda mais a intensidade forte e anômala dessa massa de ar frio.
Estados como Tocantins, Rondônia, Bahia e o sul do Piauí e do Maranhão registrarão um frio perceptível, com uma queda de alguns graus nas temperaturas - embora, claro, o frio nestas regiões não seja tão extremo quanto o observado na região Sul.

Essa queda de temperaturas pode trazer complicações de saúde, especialmente para populações mais vulneráveis (idosos, crianças, pessoas com doenças pré existentes e população em situação de rua, incapaz de se proteger do frio).
Por isso, fique atento às atualizações e verifique a previsão detalhada e específica para o seu município. Basta buscar pela sua cidade no topo do nosso portal - assim você evita ser pego de surpresa pelo mau tempo.