Intensa frente fria avança pelo Brasil a partir desta sexta, 17: tempestades e ventos de até 100 km/h; veja os detalhes
Uma frente fria que avança pelo Brasil entre a sexta-feira e o final de semana formará tempestades severas, com possibilidade de chuvas intensas, granizo e rajadas fortes de vento que causarão transtornos para a população.

Ao longo da próxima quinta-feira (16), um ciclone irá se configurar na altura do extremo sul do continente, impulsionando massas de ar frio em direção norte e começando a organizar a circulação de ventos e umidade sobre a América do Sul.
Como resultado, já na própria quinta-feira, pancadas de chuva rápidas podem ser registradas na região Sul. Mas vai ser na sexta-feira que de fato o sistema começará a avançar pelo Brasil, trazendo tempestades fortes.
Frente fria causará tempestades severas no centro-sul
Ao longo da sexta-feira (17), tempestades se espalharão por todos os estados da região Sul. Durante a madrugada, pancadas de chuva já estarão se formando em grande parte do Rio Grande do Sul, no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Durante a manhã e a tarde, as chuvas vão se espalhar por todo o restante dos municípios da região Sul, atingindo alguns estados com muita intensidade durante a tarde. As áreas mais atingidas serão o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Embora as chuvas mais intensas ocorram na região Sul, haverá também condições para formação de pancadas de chuva moderadas e localizadas no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e, com menor intensidade, em outros estados do Centro-Oeste e do Sudeste durante a sexta-feira (17).

No entanto, o sistema irá se deslocar em direção norte ao longo do sábado (18), deixando de causar chuvas fortes no Sul e passando a formar tempestades severas na região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil ao longo do dia.
Durante a manhã do sábado (18), a frente vai causar tempestades intensas especialmente em São Paulo e no Mato Grosso do Sul; e, durante a tarde e a noite, também levará chuvas fortes para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso.

Ao total, entre a sexta-feira e o final de semana, as chuvas atingirão todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, trazendo enchentes, alagamentos e deslizamentos especialmente para a região Sul - com destaque para Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem chegar a 150 mm totais.
Além disso, especialmente no sábado (18), o sistema causará rajadas de vento muito intensas em toda a região litorânea do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo com rajadas podendo exceder os 100 km/h. No interior dos estados, os ventos podem chegar a velocidades de 75 km/h - ocasionando queda de árvores e torres de transmissão.

Ao longo do domingo (19), esses ventos fortes também chegam ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo, com velocidades que podem chegar a 70 km/h - um pouco menos intensas, mas ainda assim capazes de causar transtornos para a população.
Vale notar, ainda, que após a passagem das tempestades, uma intensa massa de ar frio avançará pelo país, fazendo as temperaturas caírem de maneira pronunciada em todo o centro-sul - inclusive com possibilidade de ocorrência de geadas tardias nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.