Nova frente fria e último dia de ZCAS no Brasil nesta quarta, 7: 15 estados tem previsão de chuva; saiba o que esperar

A quarta-feira tem a previsão de chuvas em 15 estados por conta do avanço de uma nova frente fria e do último dia de atuação da ZCAS sobre o Brasil.
- Veja também: ZCAS e chuvas intensas continuam em boa parte do Brasil nesta terça, 6: INMET emite avisos para 17 estados; confira
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), já apresenta sinais de enfraquecimento. A partir desta quarta-feira (7), o sistema começa a perder suporte nos níveis mais altos da atmosfera, e a previsão indica que até quinta-feira (8) já esteja completamente desconfigurada.
Em seu último dia de atuação, há previsão de chuvas em 14 estados. Confira as áreas que seguem sob influência do sistema:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Bahia
- Maranhão
- Piauí
- Rondônia
- Acre
- Amazonas
- Pará
- Tocantins
Em contrapartida, uma nova frente fria começa a avançar sobre a Região Sul do Brasil a partir da manhã desta quarta-feira (7). O sistema, que se forma sobre o Uruguai, avança rapidamente e provoca chuvas intensas, além de elevar o risco de tempestades. Acompanhe, a seguir, a previsão do tempo para esta quarta-feira (7).
ZCAS mantém estados em alerta em seu último dia
A primeira ZCAS de 2026 se aproxima do fim, mas ainda mantém diversos estados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste em alerta para a ocorrência de chuvas fortes e aumento no risco de tempestades.

Durante a madrugada, o céu permanece encoberto em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e da Região Norte. As exceções ficam por conta de áreas do Mato Grosso do Sul e do estado de São Paulo, onde o início da quarta-feira (7) ainda terá tempo estável e céu mais aberto. Há previsão de chuvas fracas a moderadas em áreas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Até o fim da manhã, a área com risco de chuvas mais intensas se amplia, atingindo também o Rio de Janeiro, que já conta com o teor de umidade do solo elevado, Rondônia, Acre e Amazonas.

A maior atenção, no entanto, se concentra no período da tarde e início da noite. O transporte de umidade, aliado a uma atmosfera já saturada e à atuação de outros mecanismos atmosféricos, favorece a formação de nuvens carregadas em diversas regiões do país.
Há previsão de chuvas fortes sobre áreas do leste de São Paulo, interior do Mato Grosso do Sul, extremo oeste da Bahia, leste do Tocantins, sul do Maranhão e do Piauí, além do estado do Pará. Essas precipitações podem vir acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas e descargas elétricas, aumentando o potencial para transtornos.

Os acumulados de chuva entre terça (6) e quarta-feira (7) serão mais elevados no noroeste de Minas Gerais, com volumes que podem ultrapassar os 140 mm. Atenção redobrada também para o leste de Goiás e o interior de Mato Grosso, onde os acumulados variam entre 30 e 70 mm.
Nova frente fria avança pela Região Sul
Nesta quarta-feira (7), uma nova frente fria avança pela Região Sul do Brasil, provocando chuvas intensas e elevando o risco para tempestades. Nas primeiras horas do dia, o tempo ainda permanece estável, mas a mudança nas condições meteorológicas começa a ser observada ainda pela manhã no Rio Grande do Sul.

A previsão indica aumento da nebulosidade sobre o território gaúcho, com pancadas de chuva inicialmente concentradas no extremo sul do estado, próximo à divisa com o Uruguai, ainda de forma fraca e isolada.
O sistema frontal avança rapidamente e, durante a tarde, o céu fica encoberto em grande parte do Rio Grande do Sul. As chuvas mais intensas passam a atuar sobre diversas áreas do estado, municípios como Bagé/RS, Pelotas/RS, Dom Pedrito/RS e Alegrete/RS devem permanecer em atenção.

Ao final desta quarta-feira (7), a frente fria alcança a capital Porto Alegre/RS, com previsão de chuvas fortes e possibilidade de transtornos. O mesmo cenário é esperado para outras localidades situadas na faixa entre Mostardas/RS, Santa Cruz do Sul/RS e São Borja/RS.