Nova frente fria avança pelo Centro-Sul no início dessa semana

O avanço de uma nova frente fria pelo Centro-Sul e deixa alerta para temporais o estado do Mato Grosso do Sul e pequena parte da Região Sul. Nova massa de ar frio também passa a atuar no Sul do Brasil.

Frente fria no Sul do Brasil. Chuva Rio Grande do Sul
Frente fria avança e provoca temporais em parte do Centro-Sul. Destaque também para as diminuição das temperaturas e para a sensação agradável.

No decorrer desta madrugada uma frente frente fria passou a atuar ao sul do Uruguai, ao mesmo tempo em que uma região de cavado atuava no sul do Paraguai e no norte da Argentina. Assim, houve a formação de instabilidades e a ocorrência de chuvas moderadas, que também atingiram o Rio Grande do Sul. A seguir os destaque e alertas da previsão do tempo.

Destaque e alertas

No início desta manhã, devido ao deslocamento dos sistemas, as instabilidades ganham força e passam a provocar temporais no centro-norte, noroeste e áreas mais ao norte do oeste do Rio Grande do Sul. No decorrer do período, as chuvas intensas e com potencial para transtornos atinge o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.

A partir do início da tarde, a frente fria avança mais pela Região Sul e chuvas intensas se espalham pelo meio-oeste e sul catarinenses e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. No sudoeste e oeste do Paraná, e no sul do Mato Grosso do Sul, pancadas isoladas também passam a ocorrer.

A partir do fim do dia, as chuvas de moderada a forte intensidade em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná. No sul do Mato Grosso do Sul, passa a chover com forte intensidade. Para todas essas áreas há potencial para transtornos. As chuvas continuam e diminuem de intensidade ao longo da noite. Na madrugada, a frente fria chega ao estado de São Paulo.

Na terça-feira (07), ainda há bastante nebulosidade na Região Sul, mas sem ocorrência de chuvas, e com o avanço da massa de ar frio, as temperaturas diminuem, principalmente no Rio Grande do Sul, com mínimas abaixo de 10°C na região da Campanha.

No Sudeste, o dia começa nublado em São Paulo com temperaturas amenas e previsão de chuva fraca no final da manhã no leste do estado, e de pancadas isoladas por volta do meio da tarde ainda no leste e no sul. Mais para o fim do dia a frente fria chega ao Rio de Janeiro, porém, as chuvas não são o destaque, uma vez que ocorrem com fraca intensidade, mas sim a diminuição das temperaturas e a sensação de frio.

Na quarta-feira (08), a frente fria se encontra mais enfraquecida e na altura do Espírito Santo, o que deixa o tempo mais fechado no estado, no sul da Bahia e norte de Minas Gerais, porém sem ocorrência de chuvas volumosas, apenas de fraca intensidade.

O destaque fica para o frio. Com o deslocamento mais para o oceano, os ventos de sul conseguem avançar e transportar umidade para o leste paulista e para o Rio de Janeiro, deixando o tempo nublado e frio. Já na Região Sul, sensação de frio pela manhã e bastante agradável ao longo do dia, ainda mais com o predomínio do sol. A nebulosidade fica mais densa somente no leste catarinense e na parte da manhã.