Nova frente fria atua no Sul e chuvas continuam no leste do Nordeste

Neste fim de semana uma frente fria passa a atuar o Sul do Brasil levando risco para temporais para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas diminuem e há risco de geada. No Nordeste as chuvas continuam no leste da Região.

Tiago Robles Tiago Robles 12 Jul. 2019 - 12:27 UTC
Frente fria avança pelo Sul do Brasil ao longo do fim de semana. Há risco de chuvas volumosas.

No decorrer desta sexta-feira (12), uma área de baixa pressão se forma no oceano ao leste do Uruguai. Ao mesmo tempo, uma frente fria associada a este sistema começa a tomar forma provocando chuva no Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul pela manhã. Mais para o fim da tarde passa a chover também na região metropolitana de Porto Alegre e na porção mais central do estado. Há risco de temporais nessas localidades.

Nas demais áreas do país, o tempo seco e ensolarado predomina com temperaturas em elevação. Previsão de chuva somente no extremo norte e no leste do Nordeste, entre Salvador e Maceió.

Previsão para o fim de semana

No sábado (13) a frente fria se mantém sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuva de moderada a forte intensidade desde o oeste até o leste do estado ao longo do dia. O tempo fica nublado e frio no sul. Já nas áreas mais ao norte do território gaúcho, temperaturas agradáveis e sol pela manhã, com mudança a partir do fim do período, com ocorrência de chuvas isoladas. A partir do fim da tarde, há risco de chuvas volumosas e de transtornos na região metropolitana de Porto Alegre, litoral sul e nas regiões próximas a Santa Cruz do Sul, Encruzilhada do Sul e Camaquã.

Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica firme, ensolarado e com temperaturas agradáveis ao longo do dia. Somente no fim do dia, que o tempo fica mais fechado no oeste e sul catarinense e há previsão de chuva fraca e isolada. No Centro-Oeste e no Sudeste, tempo firme com baixa umidade do ar, atingindo valores próximos e abaixo de 20%. No Leste do Nordeste, as chuvas diminuem de intensidade, mas ainda ocorrem na faixa entre Aracaju e Natal, sendo mais intensas entre Maceió e Recife.

No domingo (14), o dia fica nublado e chuvoso na metade norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Há risco de chuvas volumosas que podem causar transtornos nessas regiões. No restante do estado gaúcho, bastante nebulosidade e sensação de frio. Já nas demais regiões catarinenses as temperaturas ficam mais elevadas devido à atuação dos ventos de norte e, mais para o fim do dia, passa a chover com fraca intensidade em todo o leste de Santa Catarina. No Paraná, Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo firme predomina com temperaturas agradáveis pela manhã e sensação de calor ao longo do dia.

No Nordeste, os ventos de leste continuam a transportar umidade do oceano para o continente e há previsão de chuva moderada ao longo do dia em toda a faixa que vai de Sergipe até o Rio Grande do Norte, com redução a partir do fim da tarde.

Publicidade