Nova frente fria atua no Sul e chuvas continuam no leste do Nordeste

Neste fim de semana uma frente fria passa a atuar o Sul do Brasil levando risco para temporais para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas diminuem e há risco de geada. No Nordeste as chuvas continuam no leste da Região.

Frente fria avança pelo Sul do Brasil ao longo do fim de semana. Há risco de chuvas volumosas.

No decorrer desta sexta-feira (12), uma área de baixa pressão se forma no oceano ao leste do Uruguai. Ao mesmo tempo, uma frente fria associada a este sistema começa a tomar forma provocando chuva no Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul pela manhã. Mais para o fim da tarde passa a chover também na região metropolitana de Porto Alegre e na porção mais central do estado. Há risco de temporais nessas localidades.

Nas demais áreas do país, o tempo seco e ensolarado predomina com temperaturas em elevação. Previsão de chuva somente no extremo norte e no leste do Nordeste, entre Salvador e Maceió.

Previsão para o fim de semana

No sábado (13) a frente fria se mantém sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuva de moderada a forte intensidade desde o oeste até o leste do estado ao longo do dia. O tempo fica nublado e frio no sul. Já nas áreas mais ao norte do território gaúcho, temperaturas agradáveis e sol pela manhã, com mudança a partir do fim do período, com ocorrência de chuvas isoladas. A partir do fim da tarde, há risco de chuvas volumosas e de transtornos na região metropolitana de Porto Alegre, litoral sul e nas regiões próximas a Santa Cruz do Sul, Encruzilhada do Sul e Camaquã.

Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica firme, ensolarado e com temperaturas agradáveis ao longo do dia. Somente no fim do dia, que o tempo fica mais fechado no oeste e sul catarinense e há previsão de chuva fraca e isolada. No Centro-Oeste e no Sudeste, tempo firme com baixa umidade do ar, atingindo valores próximos e abaixo de 20%. No Leste do Nordeste, as chuvas diminuem de intensidade, mas ainda ocorrem na faixa entre Aracaju e Natal, sendo mais intensas entre Maceió e Recife.

No domingo (14), o dia fica nublado e chuvoso na metade norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Há risco de chuvas volumosas que podem causar transtornos nessas regiões. No restante do estado gaúcho, bastante nebulosidade e sensação de frio. Já nas demais regiões catarinenses as temperaturas ficam mais elevadas devido à atuação dos ventos de norte e, mais para o fim do dia, passa a chover com fraca intensidade em todo o leste de Santa Catarina. No Paraná, Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo firme predomina com temperaturas agradáveis pela manhã e sensação de calor ao longo do dia.

No Nordeste, os ventos de leste continuam a transportar umidade do oceano para o continente e há previsão de chuva moderada ao longo do dia em toda a faixa que vai de Sergipe até o Rio Grande do Norte, com redução a partir do fim da tarde.