Nordeste: ZCAS e ZCIT provocam chuvas intensas neste final de semana

A configuração da ZCAS e da ZCIT favorecem a formação de chuvas de até forte intensidade neste último final de semana de janeiro no Nordeste. Confira abaixo se vai chover na sua cidade!

Chuvas no nordeste
Atuação da ZCAS e ZCIT provocam chuvas fortes neste final de semana no Nordeste do país.

O primeiro mês ano está se encerrando com registros de chuvas em boa parte da região nordeste. Na última semana, chuvas intensas causaram transtornos nos estados do Ceará e Maranhão.

A capital Fortaleza registrou a maior chuva da cidade em 2023, com 83 mm em 24h.

O maior acumulado de precipitação foi observado no município de Icapuí, localizado no litoral leste do estado do Ceará, com 180 mm entre a terça-feira (24) e a quarta-feira (25). No estado do Maranhão, a forte precipitação provocou alagamentos e transtornos para a população da capital São Luís.

Outro local afetado pela precipitação extrema, foi a região norte do estado do Piauí. No município de Parnaíba, foram registrados 109 mm em 24 horas, sendo 89 mm em apenas 89 mm. Volumes expressivos também foram observados em Buriti dos Lopes, Piripiri e Ilha Grande.

Qual a explicação para essas chuvas intensas?

Esses eventos foram provocados pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), caracterizada por ser um corredor de umidade que transporta e favorece a formação de instabilidades na porção norte da região Nordeste.

Será que a chuva deve persistir no final de semana? Confira abaixo a previsão para a região Nordeste.

Previsão do tempo para o sábado

Devido à configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o sul da Bahia deve ficar com tempo úmido e bastante instável. A previsão é de chuvas intensas na porção sul do estado, principalmente no período da tarde. A temperatura mínima será de 22°C e a máxima de 31°C.

Na capital da Bahia, Salvador, o céu tende a ficar encoberto com possibilidade de chuvas fortes no início da manhã de sábado.

Em Alagoas e Sergipe, a previsão é céu limpo com períodos nublados ao longo do sábado e possibilidade de chuva fraca no início e final do dia. As temperaturas podem chegar aos 30°C, mas a sensação pode ser muito maior.

previsão do tempo sábado Nordeste
Previsão de chuvas no período da tarde do sábado.

Neste período do ano, é comum ocorrer chuvas no início ou final do dia devido a disponibilidade de umidade na atmosfera. Entre os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, a previsão é de céu aberto com períodos nublados ao longo do dia, com possibilidade de chuva fraca no início da manhã. Em alguns municípios do interior da Paraíba, as temperaturas podem chegar aos 33°C.

A configuração da Zona de Convergência no Atlântico favorece a formação de chuvas intensas sobre a região Nordeste neste final de semana.

No Ceará, a previsão é de chuvas em boa parte do estado, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Na capital Fortaleza o tempo deve permanecer nublado com chances de chuva fraca durante a manhã. No interior do estado, as chuvas se concentram durante a noite e madrugada.

Os estados do Piauí e Maranhão também possuem previsão de chuvas intensas associadas à ZCIT. Na porção norte do Piauí, o tempo tende a ficar nublado com chances de chuva mais intensas durante a tarde. No sul do Piauí, a chuva intensa deve ocorrer no início da manhã e ao longo do dia deve perder intensidade.

Previsão do tempo para o domingo

No domingo, o tempo tende a permanecer mais estável na Bahia com menos probabilidade de chuva, associado ao enfraquecimento da ZCAS. O céu tende a permanecer com períodos nublados e probabilidade de chuva fraca ao longo da tarde ou início da noite. Em Salvador, o céu deve ficar limpo com temperatura máxima de 28°C.

O tempo deve permanecer o mesmo nos estados de Alagoas e Sergipe, com céu aberto e períodos nublados ao longo do domingo.

Assim como no dia anterior, a previsão é de céu limpo com períodos nublados ao longo do domingo entre os estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. A temperatura máxima pode chegar aos 30°C, com sensação térmica de 32°C.

previsão do tempo domingo Nordeste
Previsão de chuvas no período da tarde do domingo.

Os municípios do interior do estado do Ceará possuem previsão de chuvas de até forte intensidade durante o domingo, principalmente no início da manhã. Em Fortaleza, a chuva pode ocorrer durante a madrugada e ao longo do dia o tempo dever ficar firme com períodos nublados.

No Piauí, a previsão de chuvas intensas continuam durante o domingo e podem ocorrer durante a manhã. Mesmo com a probabilidade e chuvas fortes, a temperatura máxima em algumas cidades, pode chegar aos 32°C. Na capital do Maranhão, São Luís, o tempo deve permanecer nublado com probabilidade de chuva fraca durante o domingo, e as temperaturas ficam em torno dos 26°C.

acumulados de precipitação
Apesar do padrão isolado, chuvas intensas e temporais ainda podem ocorrer no Nordeste do Brasil.

Como as previsões podem sofrer alterações, fique de olho nas atualizações e as previsões detalhadas para sua cidade aqui na plataforma da Meteored|Tempo.com.