Nordeste: VCAN favorece chuvas de até forte intensidade neste fim de semana

Instabilidades causadas pelo VCAN predominam em boa parte do Nordeste e favorecem a ocorrência de chuvas. Porém, as temperaturas continuam elevadas. Saiba como fica a previsão do tempo para este final de semana!

chuvas nordeste VCAN
Este final de semana deve ser de muito calor e instabilidades em boa parte no Nordeste, devido a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Na última semana, o calor e as altas temperaturas têm predominado em boa parte do Nordeste, com exceção do estado da Bahia que ainda sofre com os prejuízos causados pelas fortes chuvas do início do ano.

A Bahia tem 45 municípios atingidos pelas fortes chuvas em dezembro de 2022 e janeiro deste ano em situação de emergência, de acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

Por causos dos inúmeros prejuízos, o estado da Bahia receberá aç��es de assistência às populações afetadas, reconstrução de infraestrutura danificada e destruída, para minimizar os impactos provocados pelo desastre e restabelecer a normalidade do cenário.

Saiba como fica a previsão do tempo para o final de semana no Nordeste! Vai chover ou vai dá praia?

Previsão do tempo para sábado

Depois da dissipação do fenômeno da ZCAS, este sábado (14) deve ser de chuvas intensas na porção sudoeste da Bahia, principalmente devido a atuação do VCAN (Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis).

Em boa parte do estado o tempo deve predominar aberto com períodos nublados durante o dia, e as temperaturas elevadas podendo chegas aos 31°C. Na capital, Salvador, o dia deve ser de períodos nublados com temperatura em torno de 29°C.

No litoral leste do Nordeste, no estado de Sergipe, a previsão é de chuva fraca a qualquer hora do dia e temperaturas elevadas podendo chegar aos 33°C.

Em Alagoas, o céu tende a permanecer nublado com probabilidade maior de chuva fraca na porção central e leste do estado.

Entre o litoral de Pernambuco e Rio Grande do Norte, a previsão é de períodos nublados com probabilidade e chuva fraca, no inicio da manhã e final do dia, devido a maior disponibilidade de calor e umidade no verão.

VCAN no Nordeste
Acumulados de chuvas são mais expressivos no oeste e norte da Região Nordeste devido à atuação do VCAN.

No interior destes estados acima, o tempo tende a ficar encoberto com possibilidade de chuvas intensas, mas os termômetros podem marcar 35°C em alguns municípios.

Devido a formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), espera-se nuvens carregadas sobre parte dos estados do Maranhão e Piauí. Temporais e pancadas isoladas de forte intensidade podem ocorrer nos estados do Maranhão e Piauí durante a madrugada e inicio da manhã em todas as regiões desses estados neste sábado. Mesmo com previsão de chuva, as temperaturas ficam elevadas.

Previsão do tempo para o domingo

No domingo (08), o tempo tende a ficar encoberto e com chuva a qualquer hora do dia em boa parte da Bahia. Por outro lado, na parte mais ao norte do estado da Bahia, o tempo fica mais firme com períodos nublados e temperaturas de 33°C. Na capital Salvador, a chuva fraca pode ocorrer no início ou final do dia.

No litoral leste do Nordeste, no estado de Sergipe, a previsão permanece de chuva fraca a qualquer hora do dia e temperaturas elevadas podendo chegar aos 32°C. Em Alagoas, a previsão é céu nublado na maior parte do dia, com probabilidade maior de chuva fraca a qualquer hora do dia.

Entre o litoral de Pernambuco e Rio Grande do Norte, a previsão também é de períodos nublados com probabilidade e chuva fraca, no inicio da manhã e final do dia, devido a maior disponibilidade de calor e umidade no verão.

No interior do Rio Grande do Norte, no alto oeste potiguar, há chances de chuvas intensas durante o domingo e o calor deve predominar com temperaturas de 35°C.

Mesmo com previsão de chuva, as temperaturas ficam elevadas, podendo chegar aos 34°C em alguns estados do Maranhão.

No Ceará, a previsão do tempo para o domingo, é de céu nublado e temperaturas elevadas. E nos estados do Maranhão e Piauí, o tempo deve permanecer semelhante ao dia anterior, com chances de temporais e pancadas isoladas de forte intensidade durante a madrugada e inicio da manhã.

Como as previsões podem sofrer alterações, fique de olho nas atualizações e as previsões detalhadas para sua cidade aqui na plataforma da Meteored.