Nesta quarta-feira o calor intenso continua, mas aumenta a chance de chuva em áreas das regiões Sul e Sudeste

A previsão de calor continua sobre o país, atingindo principalmente áreas da Região Sul e partes do Sudeste. Nesta quarta-feira, as chances de chuva aumentam nessas regiões e devem ocorrer de maneira isolada.
A quarta-feira (05) de cinzas será marcada pelas temperaturas elevadas sobre o Sul do Brasil e também em partes do Sudeste. No entanto, as chances de precipitação voltam a subir nessas regiões, como no estado do Paraná e em áreas isoladas de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Mas antes de apresentar a previsão para esta quarta-feira (05), vamos ver como ficaram as temperaturas no Sul e Sudeste do país nesta segunda-feira (03). As estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registraram as seguintes temperaturas:
- Extremo oeste do Rio Grande do Sul registra temperaturas acima dos 40°C. Os termômetros marcaram 40°C em São Borja/RS e atingiram a marca de 40,5°C em Santiago/RS. Nas demais cidades os termômetros variaram entre 37 e 39°C.
- Em Santa Catarina e no Paraná, temperaturas um pouco mais baixas, mas mesmo assim o calorão persistiu nos estados. Chapecó/SC registrou máxima de 33,9°C, enquanto que Santa Helena/PR teve a maior temperatura do estado com 38°C.
Mas se enganou quem achou que as temperaturas elevadas ficariam apenas no oeste do Sul do Brasil. No estado de São Paulo e do Rio de Janeiro algumas cidades marcaram temperaturas acima dos 36°C, veja a seguir:
- O oeste de São Paulo registrou as maiores temperaturas do estado, em especial, Rancharia/SP em que os termômetros atingiram 37°C na tarde desta segunda-feira (03), seguida por Valparaíso/SP com 36,3°C.
- A região metropolitana do Rio de Janeiro também teve o seu calor neste carnaval, em Seropédica/RJ, a estação registrou 37,2°C e em Niterói/RJ chegou a marca dos 36,2°C. Início de semana com muito calor na região.
A seguir a previsão do tempo com mais detalhes para esta quarta-feira (05).
Chances de chuvas isoladas ganham força, mas temperatura permanece elevada
Um pequeno alívio a caminho ? Ou a sensação de tempo abafado ? Nesta quarta-feira (05) o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica o aumento das chances de chuvas isoladas em áreas do Sudeste e também do Sul do Brasil.

As maiores possibilidades ficam por conta da região central do Paraná, onde tem-se a possibilidade dessas chuvas atingirem intensidades moderadas, principalmente na região de Moreira Sales/PR, Ponta Grossa/PR e de Cruzmaltina/PR.
No Sudeste, a capital paulista tem maiores chances de registrar pancadas de chuva ao longo desta quarta-feira (05), além de cidades localizadas na região sul do estado. Nas demais áreas, chuvas isoladas e muito espaçadas podem ocorrer de maneira rápida e fraca com baixo potencial para transtornos.

Apesar das pancadas de chuva em regiões extremamente localizadas, o calor permanece firme e forte sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ontem falamos sobre o extremo oeste da região terem previsão de 42°C para esta terça-feira (04) e o mesmo deverá ocorrer amanhã (05).
As cidades de Uruguaiana/ RS e Itaqui/RS podem registrar máximas de 43°C, a porção centro-leste do estado gaúcho tem previsão de máximas variando entre 37 e 40°C, inclusive em Porto Alegre. Em Santa Catarina, a massa de ar quente está um pouco mais fraca, porém ainda é capaz de manter as temperaturas altas. Em São Miguel do Oeste/SC, máxima de 34°C.

Subindo um pouco mais, o oeste do Paraná e de São Paulo terão temperaturas mais altas em comparação com as regiões dos estados. As temperaturas variam entre 33 e 36°C. Já na porção leste e nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro (exceto região metropolitana) e Espírito Santo, as máximas devem alcançar os 31°C, o que ainda caracteriza temperaturas acima da média.