Onda de calor persiste e será intensa nesta terça-feira de Carnaval: INMET emite alerta de perigo para 960 municípios

A onda de calor continua atuando sobre o Sul do Brasil e em partes do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Ao todo 960 municípios estão em alerta laranja emitido pelo INMET para esta terça-feira.

A tão aguardada mudança no padrão atmosférico deve acontecer nos próximos dias. Enquanto isso não ocorre as temperaturas permanecem elevadas em boa parte do Brasil, principalmente em estados da Região Sul e partes do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Neste domingo (02) cidades localizadas próximas das divisas com o Paraguai e Argentina registraram as maiores temperaturas do país. Nessas áreas as temperaturas foram superiores aos 38°C. Aqui temos o registro das cidades com maiores temperaturas deste domingo (02).

  • Iguatemi/MS - 39,0°C
  • Guaíra/PR - 38,8°C
  • Sete Quedas/MS e Porto Murtinho/MS - 38,7°C
  • Santa Helena/PR - 38,4°C.
A onda de calor vai permanecer nesta terça-feira (04) e as temperaturas ficarão elevadas em boa parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná. A máximas chegam aos 42°C.

Para esta terça-feira (04), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo devido às altas temperaturas para 960 municípios brasileiros, dentre eles está a capital Porto Alegre e grandes cidades do interior como Cascavel/PR, Presidente Prudente/SP, Chapecó/SC e Amambaí/MS.

INMET emite alerta laranja para altas temperaturas sobre partes do centro-sul do Brasil para esta terça-feira (04).
INMET emite alerta laranja para altas temperaturas sobre partes do centro-sul do Brasil para esta terça-feira (04).

O alerta laranja expressa preocupação quanto aos riscos à população devido as temperaturas ficarem 5°C acima da média por um período de tempo que varia de 3 a 5 dias.

A seguir temos a previsão do tempo para esta terça-feira (04) de carnaval.

Onda de calor deixa temperaturas acima de 40°C no extremo Sul do Brasil

Esta terça-feira (04) será mais um dia de calor intenso em grande parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná e de São Paulo, além do sul do Mato Grosso do Sul. Em algumas dessas áreas a previsão é de que a temperatura se aproxime dos 42°C.

Durante a madrugada até o nascer do sol, as temperaturas ficam mais agradáveis permanecendo na casa dos 22°C no leste do Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina. Em regiões de serra, caso de Lages/SC, Vacaria/RS e Canela/RS, a mínima fica próxima de 18°C. No oeste do Paraná e de São Paulo, além do Sul do Mato Grosso do Sul, mínima na casa dos 23°C.

Anomalia de temperatura horária para a tarde de terça-feira (04).
Anomalia de temperatura horária para a tarde de terça-feira (04).

No entanto, depois do amanhecer as temperaturas sobem de maneira drástica e vai superar a barreira dos 30°C antes mesmo das 09h da manhã. Em Uruguaiana/RS e Alegrete/RS, por exemplo, a previsão indica temperatura de 33°C. Durante a tarde, as temperaturas vão disparar, principalmente no Rio Grande do Sul.

Por volta das 15h, horário das temperaturas máximas, os mapas de previsão da Meteored indicam temperaturas acima de 40°C em diversas cidades. A exemplo disso temos, novamente, Alegrete/RS com máxima de 43°C, Uruguaiana/RS e São Gabriel/RS com previsão de temperatura na casa dos 42°C.

Temperatura máxima prevista para o Brasil na tarde de terça-feira (04).
Temperatura máxima prevista para o Brasil na tarde de terça-feira (04).

Mas as altas temperaturas não ficarão concentradas apenas no extremo oeste do Rio Grande do Sul, a capital Porto Alegre tem máxima prevista na casa de 38°C. Em Santa Catarina e no Paraná, o calor também não dá trégua, em Chapecó/SC, a tarde terá temperatura máxima de 35°C e de 36°C em Toledo/PR. Áreas do Mato Grosso do Sul e do oeste paulista também superam os 35°C, caso de Sete Quedas/MS e Iguatemi/MS com previsão de 37°C e de Presidente Epitácio/SP, onde a máxima chega aos 36°C.

Para esta época do ano é importante manter-se hidratado porque além das altas temperaturas a tendência é que a umidade fique baixa. Além disso, evitar atividades físicas nos horários de maior presença do sol e caso saiam de casa, usar o protetor solar.