Mudança no tempo para o Centro-Sul do Brasil

Nos próximos dias as temperaturas aumentam em boa parte do Brasil. No entanto, há mudança prevista para o fim de semana em todo o Centro-Sul. Vai esfriar? Há chance de temporal?

Tempo firme e quente seguido de chuva e frio nos próximos dias no Centro-Sul do Brasil.

Na última terça-feira (17) o sistema frontal que está sobre o Rio Grande do Sul, provocou temporais e muita chuva na metade sul e no leste do estado, ocasionando alagamentos na região metropolitana de Porto Alegre. A partir do fim da parte da tarde, as instabilidades passaram a se deslocar lentamente para sul, aumentando as temperaturas e favorecendo um tempo mais estável.

A partir de hoje o sistema se desloca mais para o sul e a partir da tarde a previsão é de tempo firme em toda a Região Sul, com aumento das temperaturas provocando sensação de calor. Os ventos são mais intensos na metade sul do Rio Grande do Sul, o que pode ocasionar alguns transtornos, principalmente na porção central do estado.

Na quinta-feira (19), os ventos de norte continuam a atuar e a sensação de calor se mantém para todo o Centro-Sul. No entanto, uma área de baixa pressão começa a se formar sobre o Uruguai, intensificando as chuvas sobre o país e sobre a Argentina e, consequentemente, a nebulosidade aumenta já pela manhã no Rio Grande do Sul e no oeste dos demais estados da Região Sul. Há previsão chuva a partir do fim da tarde no oeste gaúcho e nas regiões de fronteira com o Uruguai.

Previsão de chuva fraca a moderada na faixa litorânea que vai do norte do Espírito Santo até o Recife, ocorrendo com maior intensidade em Salvador. No restante do país, o tempo segue quente e seco, com alerta para umidade relativa baixa.

Na sexta-feira (20), o sistema de baixa pressão que estava sobre o Uruguai se desloca para o sul e de intensifica, dando origem a um ciclone extratropical, cuja frente fria associada, se forma sobre o país vizinho durante a madrugada. Pela manhã, o sistema já provoca temporais nas metades sul e oeste do Rio Grande do Sul. A partir da tarde a frente fria se desloca para nordeste, provocando chuva em Santa Catarina e no Paraná, com exceção para a região do norte pioneiro paranaense. Alerta para temporais para toda a Região Sul.

Com o deslocamento da frente fria, os ventos de sul passam a provocar diminuição das temperaturas e trazem de volta a sensação de frio para toda a Região Sul, oeste paulista, estado do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso.

Tendência para o fim de semana

O fim de semana será de tempo nublado e frio no Centro-Sul. O sábado (21) começa nublado e frio em todo o Centro-Sul, porém não há previsão de muita chuva, que ocorre de maneira fraca somente no leste de Santa Catarina e do Paraná pela manhã e, a partir da tarde no leste paulista e no Rio de Janeiro. No domingo (22) tempo nublado para todo o Centro-Sul, com previsão de chuva fraca para o leste do Sudeste e de moderada intensidade no Rio Grande do Sul.