Massa de ar frio chega e derruba as temperaturas no Sul do Brasil. Até quando vai essa sensação de alívio?

A semana começou com queda de temperatura no Sul do país com a chegada de uma massa de ar frio, mas apesar da previsão de grande amplitude térmica, o calor logo estará de volta.

frio
Massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no Sul nos próximos dias. Mínima prevista na serra gaúcha é de 8°C na madrugada da quarta-feira (06).

Os últimos dias foram marcados pela passagem de uma frente fria pelo Sul do país, sistema que ainda avança de forma lenta nesse início de semana e mantém o tempo instável desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Vale ressaltar que o sistema está ligado a duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma no oceano e outra no interior do continente.

Com o avanço de uma frente fria, volume de chuva passou dos 30 milímetros em dois dias desde a fronteira oeste gaúcha até o sul catarinense. O destaque agora é a chegada de uma massa de ar seco e frio!

Conforme a frente fria vai avançando, abre brechas para uma melhora no tempo, o que é comum quando chega uma massa de ar seco associada a uma área de alta pressão atmosférica, capaz de inibir a formação de outras instabilidades. O maior destaque além do retorno do sol é a queda na temperatura com a chegada de uma massa de ar frio.

Já vale adiantar que o frio não será muito intenso, ou seja, não há nenhuma possibilidade de eventos extremos de frio, ocorrência de geadas ou algo do tipo, mas essa massa de frio vai gerar um outro fenômeno bastante conhecido na meteorologia: grande amplitude térmica.

Massa de ar frio derruba as temperaturas no Sul

Essa massa de ar frio será responsável por uma grande amplitude térmica em partes da região Sul nos próximos dias, em especial no Rio Grande do Sul que fica com o tempo firme primeiro após o afastamento da frente fria que ainda pode gerar chuvas entre Santa Catarina e o Paraná por enquanto.

Até meados desta semana, temperaturas mais baixas podem ser registradas comparadas aos últimos dias e semanas, porém, vale ressaltar que o frio não será tão intenso assim, nada de temperaturas negativas por enquanto, então para quem gosta de frio e está ansioso por ele, não se anime tanto.

A queda mais significativa das temperaturas está prevista para acontecer entre esta terça-feira (05) e a quarta-feira (06), quando, por exemplo, em Santa Maria, serão registradas mínima de 16°C e máxima de 25°C, e mínima de 12°C e máxima de 25°C, consecutivamente.

A manhã mais fria em diversas cidades do Rio Grande do Sul será na quarta-feira com termômetros na casa de 8°C nas áreas serranas, mas o frio não será mais intenso que isso por enquanto.

Ainda falando sobre o processo de grande amplitude térmica, que será o maior destaque desta semana, visto que gera até preocupações maiores quanto à saúde por conta de um frio pela manhã e calor à tarde, o que meche principalmente com a imunidade, o fenômeno deve chamar atenção na quinta-feira (07). Em Santana do Livramento, o dia deve amanhecer com apenas 13°C e a máxima prevista no período da tarde é de 29°C.

Depois da massa de ar frio, volta o calor intenso

Essa massa de ar frio não vai durar muito tempo e após gerar a grande amplitude térmica na quinta-feira, vai embora. O que acontece é que o centro de alta pressão atmosférica responsável pelo tempo seco e frio será empurrado para o oceano devido à tentativa de formação de uma frente fria com um fraco centro de baixa pressão atmosférica na costa do Uruguai, mas não será ele que levará a chuva de volta à região Sul.

frente fria
Mapa mostra formação de um sistema frontal ligado a uma área de baixa pressão atmosférica no sul do Chile e Argentina e outro no Paraguai. Sistema será responsável pela pré-frontal que vai aumentar o calor no Sul.

A chuva estará de volta no final desta semana embalada por um distante, porém imenso sistema frontal que terá com fonte de formação uma área de baixa pressão atmosférica no extremo sul da Argentina e do Chile. Mas se o centro de baixa pressão atmosférica vai se formar tão longe, como essa chuva vai chegar ao Rio Grande do Sul? Por que vai fazer mais calor apesar das pancadas de chuva?

Bom, a chuva vai ocorrer de maneira rápida e irregular entre a sexta-feira (08) e o final de semana porque o sistema frontal vai conseguir o suporte de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, entre o norte da Argentina e o Paraguai, e será ele que vai gerar a umidade para a formação das nuvens carregadas.

Porém, mesmo com as pancadas de chuva já acontecendo, a condição de pré-frontal, ou seja, a aproximação do ramo da frente fria em si, é que será o maior destaque por gerar temperaturas elevadas e o aumento do calor poucos dias depois dessa massa de ar frio.

massa de ar quente calor
Previsão de temperatura máxima para o sábado (09).

A partir da sexta já são esperadas temperaturas mínimas acima dos 20°C e máximas acima dos 30°C em várias cidades do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre que terá máxima de 31°C no sábado (09).