Massa de ar frio chega ao Brasil em breve e pode trazer novo episódio de geada; saiba quando e onde

A passagem de uma frente fria neste fim de semana irá trazer uma massa de ar frio com potencial de causar queda brusca nas temperaturas e provocar o segundo episódio de geada do ano, ainda em janeiro.

Um segundo episódio de geada no verão de 2026 pode ocorrer na próxima semana.
Um segundo episódio de geada no verão de 2026 pode ocorrer na próxima semana.

O ano de 2026 já teve seu primeiro registro de geada no Brasil, no ápice do verão no Hemisfério Sul, entre os dias 5 e 6 de janeiro nas Serras Gaúcha e Catarinense. Apesar de fazer parte da variabilidade natural do clima, este evento é incomum.

Agora, o modelo de confiança da Meteored, o ECWMF, indica que um segundo episódio pode ocorrer nos próximos dias. A entrada de uma nova frente fria e sua massa de ar frio irão trazer alívio para o calor e podem voltar a congelar as superfícies nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Confira os detalhes.

Frente fria chega sexta-feira com tempestades intensas

A nova frente fria começa a ingressar no Brasil nesta sexta-feira (16), pela fronteira do Rio Grande do Sul, trazendo tempestades intensas, principalmente devido ao contraste térmico. As temperaturas na região Sul estão acima da média, especialmente no Rio Grande do Sul, ultrapassando os 35°C em estações meteorológicas oficiais.

Tempestades intensas estão previstas para ocorrer a partir da madrugada, principalmente na região Oeste do Rio Grande do Sul, onde têm maior potencial de intensidade e risco de ocorrência de granizo.

Previsão de tempestades nesta sexta-feira (16), de acordo com o ECMWF.
Previsão de tempestades nesta sexta-feira (16), de acordo com o ECMWF.

As tempestades podem ocorrer em todo o território gaúcho ao longo da sexta-feira (16), com rajadas de vento superando os 50 km/h. A chuva, no entanto, será irregular sobre a região Sul.

Ao longo do fim de semana, a frente fria avança em direção à Região Sudeste espalhando tempestades em todo o centro-sul do país e, na sua retaguarda, uma massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no começo da semana.

Queda nas temperaturas e risco de geada

As temperaturas devem cair bruscamente entre domingo (18) e segunda-feira (19), quando as mínimas devem ser predominantemente abaixo de 15°C entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-leste do Paraná.

Mas é na terça-feira (20) que há um alerta para risco de formação de geada, quando as temperaturas continuam baixando. As temperaturas mínimas serão até 8°C abaixo da média nas Serras Gaúcha e Catarinense.

No Sudeste, as temperaturas mínimas serão até 5°C abaixo da média em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde, nas áreas montanhosas, o amanhecer pode ser de 12°C.

Previsão de anomalia de temperatura na terça-feira (20), de acordo com o ECMWF.
Previsão de anomalia de temperatura na terça-feira (20), de acordo com o ECMWF.

A rodada mais atual do modelo previsão do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, indica que os termômetros devem alcançar cerca de 5°C nestas regiões mais elevadas.

A previsão de ventos calmos e céu claro, sem nuvens, favorece a perda radiativa da superfície. Isso faz com que a temperatura próxima ao solo se aproxime dos 0°C, aumentando o risco de geada.

Previsão de temperatura mínima na terça-feira (20), de acordo com o ECMWF.
Previsão de temperatura mínima na terça-feira (20), de acordo com o ECMWF.

Aqui, é importante destacar dois pontos. O primeiro deles é que a sensação de frio ficará mais restrita à faixa leste do centro-sul do país, onde as temperaturas máximas estão previstas para ficar abaixo dos 20°C, o que inclui também São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Previsão de temperatura máxima na terça-feira (20), de acordo com o ECMWF.
Previsão de temperatura máxima na terça-feira (20), de acordo com o ECMWF.

No restante dessa área, apesar das temperaturas frias de manhã, a massa de ar seco e a ausência de nuvens favorece que as temperaturas se elevem durante a tarde, e as máximas podem alcançar 30°C no oeste de Santa Catarina, por exemplo.

E o segundo, mas não menos importante, é que esta é uma previsão preliminar. Os modelos meteorológicos assimilam dados observados e refazem os cálculos da previsão das variáveis a cada hora, então é importante continuar monitorando as condições nos próximos dias.