Maio termina com incursão de forte massa de ar frio. O que os modelos estão prevendo?

Mudança de padrão vai acontecer e desta vez destacamos a incursão da próxima massa de ar frio mais intensa que atua na transição de mês. O que os modelos estão enxergando? Será um evento de frio intenso?

geadas
Mudança de padrão também traz uma nova massa de ar frio no centro-sul do Brasil. Há risco de geada.

Aqui na Meteored Brasil trouxemos a informação da mudança de padrão no centro-sul do Brasil, que traz o retorno das chuvas para boa parte da Região Sul e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. O que está provocando essa mudança também já foi apresentado na mesma publicação. Caso não tenha visto, acesse através do link abaixo.

Com essa mudança, além das chuvas, há também a incursão de uma massa de ar frio que proporciona uma nova queda das temperaturas no centro-sul do Brasil, com potencial de geadas na Região Sul.

Quando começa a esfriar e o que os modelos estão prevendo

Uma intensa massa de ar frio passa a atuar na Região Sul já neste fim de semana, com o ar frio atuando primeiramente no Rio Grande do Sul no sábado (27). Na noite do mesmo dia e na madrugada do domingo (28), o ar frio consegue chegar ao sul, leste e oeste de Santa Catarina. No restante do dia, a tendência é de que o ar mais frio e seco se espalhe um pouco mais, permitindo o tempo mais firme em todo o Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e, mais para o fim do dia, no oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

A mudança de padrão está sendo impulsionada pelo comportamento das oscilação de Madden-Julian (MJO) e Antártica (AAO).

Na segunda-feira (29), a massa de ar frio avança mais pelo centro-sul e chega ao Sudeste e ao sul do Centro-Oeste, proporcionando o dia mais frio desse evento nessas regiões.

O modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, mostra um evento menos intenso, mas com potencial para a formação de geada nas regiões mais elevadas dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além das áreas de fronteira da Campanha e do Sul gaúchos.

Já o modelo GFS traz uma massa de ar frio mais intensa e o dia mais frio na terça-feira (30), com valores negativos sendo previstos para os pontos mais elevados da Serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e com possibilidade de geadas também no extremo sul de Minas Gerais e na divisa entre o estado mineiro e o Rio de Janeiro.

frio temperaturas negativas e geada
Previsão de temperaturas mínima do modelo GFS para a terça-feira, 30 de março.

De maneira geral o modelo GFS acaba por intensificar eventos de frio mais distante da previsão, assim, o ECMWF pode estar prevendo um cenário mais próximo do que pode acontecer. Trata-se de um evento de frio mais intenso em comparação aos deste ano até o momento, mas nada muito fora da normalidade.

A ocorrência de geada não deve ser tão intensa e abrangentes, sendo mais intentos somente nas região mais elevadas da Serra Catarinense e Gaúcha.

Nos dias seguintes da semana, a massa de ar frio se afasta para o oceano e uma região de cavado se forma no centro-sul e logo se intensifica, iniciando o processo de formação de um ciclone, que não traz potencial para transtornos. No entanto, no seu desenvolvimento, chuvas de até forte intensidade podem atingir o Mato Grosso do Sul, o Paraná, Santa Catarina, o estado de São Paulo e o Rio de Janeiro.