Duas frentes frias e duas massas de ar frio vão atuar no Brasil em 5 dias e nesta semana; confira

Além da frente fria que atua sobre o Brasil neste momento, uma segunda frente vai se formar já na sexta-feira, trazendo novas tempestades e uma massa de ar frio ainda mais intensa, que pode até mesmo formar geadas tardias.

Imagem de satélite (infravermelho) nesta segunda-feira às 13h.
Imagem de satélite (infravermelho) nesta segunda-feira às 13h mostra tempestades fortes se desenvolvendo entre São Paulo e Mato Grosso do Sul devido à presença de um sistema frontal.

Neste momento, uma frente fria avança pelo país, causando chuvas fortes no Sudeste e no Centro-Oeste após ter formado tempestades e muitos transtornos na região Sul. Ventos fortes causaram grande destruição, destelhamentos e quedas de árvores no Rio Grande do Sul, enquanto acumulados muito altos de chuva foram registrados no Paraná, ocasionando enchentes, alagamentos e deslizamentos.

Neste momento, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tem um alerta laranja de perigo em vigência cobrindo o estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e centro-sul do Rio de Janeiro. Há risco de chuvas de até 100 mm por dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo, que podem ocasionar cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Além disso, uma massa de ar frio já avança também por grande parte da região Sul após a passagem do sistema frontal, fazendo as temperaturas caírem no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na terça-feira de madrugada.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na terça-feira de madrugada mostra uma massa de ar frio avançando pela região sul e fazendo as temperaturas caírem no RS, em SC e no sul do PR.

Nesta segunda-feira (13), muitos municípios como Passo Fundo (RS) e Santiago (RS) registraram temperaturas mínimas de 10°C. Na terça-feira (14) durante a madrugada e o início da manhã, as temperaturas mínimas vão girar em torno dos 10°C em praticamente toda a região Sul.

Especialmente em Santa Catarina (com destaque para a serra catarinense), temperaturas inferiores a 10°C podem ser registradas - com mínimas próximas a 5°C. Ainda assim, não há previsão de ocorrência de geadas em nenhum município.

Previsão de temperaturas mínimas na terça-feira durante o início da manhã.
Previsão de temperaturas mínimas na terça-feira durante o início da manhã mostra que temperaturas de até 5°C podem ser registradas - mas valores inferiores e geadas são improváveis.

No entanto, previsões indicam que esta não será a única frente fria que atuará sobre o país esta semana. Ao longo da sexta-feira (17), uma nova frente fria pode se formar, trazendo chuvas intensas e uma nova massa de ar frio para a região Sul.

Nova frente fria se forma na sexta-feira

Ao longo da sexta-feira (17), chuvas fortes voltarão a se formar em toda a região Sul, atingindo também o sul do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, como resultado da formação de uma nova frente fria. Há risco de novos alagamentos, enchentes e deslizamentos.

Previsão de nebulosidade e chuva na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de nebulosidade e chuva na sexta-feira durante a tarde mostra tempestades se formando em praticamente toda a região Sul, sul do MS e oeste de SP com a formação de uma frente fria.

Ao longo do sábado (18), a frente fria avançará, causando também tempestades severas em praticamente toda a região Sudeste e do Centro-Oeste do país - com destaque para São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde os acumulados de chuva serão mais intensos.

Já no próprio sábado, uma massa de ar frio muito mais intensa irá avançar pelo centro-sul do país, fazendo as temperaturas caírem de maneira pronunciada, como é possível observar na imagem abaixo.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no sábado durante a noite.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no sábado durante a noite mostra o avanço de uma intensa massa de ar frio sobre a região Sul, que traz frio intenso para a região.

Com isso, previsões indicam que, na madrugada do domingo, as temperaturas mínimas atingirão valores abaixo dos 10°C em grande parte da região sul. O estado mais afetado será Santa Catarina - Onde não de descarta a possibilidade de ocorrência de geadas, especialmente na região serrana.

Alguns modelos, como o americano GFS, estão indicando até mesmo possibilidade de temperaturas de 0°C na Serra Catarinense durante o domingo de madrugada - sinalizando que a massa de ar frio será muito intensa.

Temperaturas muito baixas também serão registradas no norte do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná, embora a chance de geadas tardias nestes estados seja menor. Ainda assim, essa massa de ar frio trará uma mudança brusca no tempo no início da semana que vem, algo pouco comum para o clima do mês de Outubro.