INMET emite alerta de chuvas intensas e rajadas de 60 km/h na região Nordeste

Atenção para os próximos dias! INMET emite alerta sobre a chuva intensa e ventos fortes quem podem atingir a região costeira do Nordeste.

chuvas intensas e ventos fortes no Nordeste
Ventos intensos atingem a costa leste do Nordeste nos próximos dias, e são esperados acumulados de precipitação de até 100 mm.

Onda de frio no Sudeste, geada no Sul e agora chuva e ventos intensos no Nordeste! O INMET (Instituto Nacional de Meterologia) emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuva e ventos intensos atingirem a região Nordeste nos próximos dias.

Chuva intensa e rajadas de vento atingem o Nordeste

Entre a quinta-feira (20) e o domingo (23), a previsão é de ventos intensos na porção sul-sudeste e intensificação da velocidade, com rajadas que podem superar os 60 km/h, principalmente pela manhã e tarde.

A área mais afetada será no litoral Leste, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, e a porção norte do Rio Grande do Norte até o Ceará também devem ser atingidas. Assim como o interior da região, principalmente nos estados do Piauí, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O transporte de umidade será intensificado e as chuvas voltarão ao leste da região Nordeste, e essa condição deve persistir até segunda-feira (24).

Final de semana será cinzento e chuvoso! A partir de sábado (22) a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) começará a ganhar força sob o Oceano Atlântico, na costa adjacente à região do Nordeste.

Acumulado de chuvas Nordeste
Chuvas intensas atingem o leste do Nordeste nos próximos dias, com acumulados de até 100 mm até o domingo (23) em pontos da costa.

Os volumes de chuva mais significativos estão previstos para o litoral da Bahia, principalmente entre o Recôncavo Baiano e o Baixo Sul, onde há a possibilidade de acumulados entre 40 e 60 mm, e em alguns casos, próximo a 100 mm.

Mas afinal, qual é o papel da ASAS? Também conhecida como anticiclone do Atlântico Sul, esse sistema desempenha um papel importante na influência das características em todos o Brasil. Ela é responsável pelo transporte de umidade do Atlântico sul em direção ao continente.

Os ventos intensos podem atingir os 60 km/h

O tempo começa a mudar na quinta-feira em boa parte do litoral da Bahia. Não vai dar praia em Salvador! Durante o sábado (22), a previsão é de chuva ao longo do dia, com temperaturas em torno dos 22°C, o que para muitos nordestinos é considerado frio o suficiente para tirar o moletom do armário. Ao longo do domingo (23), o tempo deve variar entre períodos nublados e chuva fraca.

Na capital Sergipe, a quinta-feira (21) será marcada de chuva ao longo do dia, com ventos superiores a 41 km/h no litoral.

Entre o litoral de Pernambuco e Rio Grande do Norte, o final de semana será marcado por chuvas pontuais a qualquer hora do dia, a velocidade do vento pode atingir os 60 km/h e se intensificar ao longo da tarde. Em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, o sábado será de períodos nublados e possibilidade de chuva fraca no final do dia.

Na quinta-feira (20), os ventos se intensificam na capital Maceió, principalmente no período da tarde, podendo atingir os 60 km/h. No sábado, a maior probabilidade de chuva é durante o início da manhã e início da noite, com períodos nublados ao longo do dia. No domingo o tempo tende a ficar mais estável com temperaturas em torno dos 26°C.

Por outro lado, no Ceará, não são esperados grandes acumulados de precipitação no decorrer da semana e no final de semana. Em compensação, as temperaturas máximas podem atingir os 34°C no interior do estado.