StoreWindows10

Início de semana com chuva no Nordeste

Nesta semana as condições estão favoráveis as chuvas em boa parte do Brasil, com destaque para o interior do Nordeste. No Rio Grande do Sul a chuva dá uma pequena trégua, porém, nos demais estados do Sul, há previsão de temporais.

Tiago Robles Tiago Robles 15 Out. 2018 - 12:25 UTC
Nos próximos dias boa parte da Região Nordeste recebera chuvas de moderada a forte intensidade.

A combinação do avanço de uma frente fria até o sul da Bahia e da oscilação de Madden-Julian, contribui para uma semana mais úmida nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Já no Rio Grande do Sul, as chuvas diminuem bastante, porém, nos demais estados do Sul, as condições se mantêm favoráveis a ocorrência de temporais.

Previsão do tempo

Neste início de semana uma frente fria que vinha atuando em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, chega ao sul da Bahia e passa a influenciar nas condições do tempo no Nordeste.

Nesta segunda-feira (15) já se observa bastante nebulosidade e ocorrência de chuva sobre o Centro-Oeste e Sudeste. No Nordeste, chuvas já vêm ocorrendo desde a madrugada no estado do Piauí. A partir da tarde, as instabilidades se espalham provocando pancadas de chuva em praticamente do o Centro-Oeste, com exceção do oeste e sul do Mato Grosso do Sul, em todo o estado de São Paulo, oeste e metade sul de Minas Gerais. No Norte e Nordeste, chove no Piauí, Maranhão e no Tocantins. Na parte da noite, as chuvas ganham intensidade e se deslocam para leste, provocando chuva de moderada a forte intensidade em Goiás, oeste da Bahia e no norte Mineiro.

No Sul, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e ficam restritas aos estados do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, sol entre nuvens e temperaturas amenas ao longo do dia, devido à atuação de uma massa de ar mais frio.

Acumulado de chuva previsto pelo modelo ECMWF até a quarta-feira (17).

Na terça-feira (16) as condições se mantêm instáveis, com ocorrência de chuva forte em Tocantins, no Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. No Sudeste, chuva somente no leste da Região, mais precisamente no norte e leste de São Paulo, leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. A partir da tarde há previsão de pancadas em praticamente todo o país, com exceção para o oeste da Região Centro-Oeste. No Sul, tempo firme para o Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, com previsão de chuva fraca moderada para as demais áreas.

A partir da quarta-feira (17) volta a chover com força no Sul do Brasil, com alerta para temporais no início da manhã para o oeste do Paraná e na parte da tarde para o oeste de Santa Catarina. No noroeste do Rio Grande do Sul há previsão de pancadas no fim da tarde. No interior do Nordeste as chuvas continuam, mas passam a ocorrer de forma mais isolada. No Centro-Oeste e Sudeste pancadas isoladas na parte da tarde, ocorrendo com maior intensidade nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Publicidade