Início de semana com chuvas volumosas para o leste da Região Sudeste

A combinação de uma frente fria e de um escoamento perpendicular a costa, deixa em alerta para chuvas torrenciais o leste paulista o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais no início desta semana. Destaque também para pancadas isoladas em parte do Brasil Central.

Alerta de chuva
Chuvas começam a ocorrer no Brasil Central, mas ainda de forma muito isolada. Já no em parte do Sudeste há potencial para volumes de até 150 mm.

Neste fim de semana, uma frente fria conseguiu avançar de forma costeira pela Região Sul chegando ao Sudeste no último domingo (20), provocando chuvas isoladas de fraca a moderada intensidade na parte da tarde no sul de Minas Gerais, norte e leste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro. No território carioca as chuvas ganharam intensidade a partir do fim do dia, sem provocar transtornos.

Com o deslocamento da frente fria, uma massa de ar polar passou a atuar na Região Sul, proporcionando mínimas de até 3°C, segundo as estações do Inmet, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os ventos de sul contribuiram para que o ar frio também chegasse ao sul do Mato Grosso do Sul e até o norte paulista e sul mineiro.

No início desta semana, esses sistemas continuarão atuando e marcarão o início de uma mudança de padrão para o Brasil Central.

Alerta e destaque para o início da semana

Nesta segunda-feira (21), a frente fria atua de forma costeira no Sudeste, na altura do Rio de Janeiro. Devido à formação de uma região de cavado entre os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o tempo fica nublado e com chuvas isoladas ocorrendo com fraca a moderada intensidade sobre o norte e leste paranaenses, oeste,centro-sul e leste de paulistas, todo o Mato Grosso do Sul, sul mineiro e o Rio de Janeiro.

No entanto, o destaque fica para a partir do meio da tarde, quando as instabilidades ganham força e levam risco para temporais no norte e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

A presença da frente fria, contribui para que haja um escoamento mais efetivo de em 850 hPa que ajuda na formação de instabilidades e, consequentemente, para pancadas isoladas que, na primeira parte do dia, ocorrem com intensidade no Amazonas, Acre, norte de Rondônia, norte do Mato Grosso e no sul do Pará. A partir do fim do dia, com menor intensidade, as chuvas atingem o oeste do Tocantins e o noroeste de Goiás.

Na terça-feira (22), os deslocamento da massa de ar polar para o oceano favorece um escoamento perpendicular mais efetivo à costa dos estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Com a ainda atuação da frente fria, chove com moderada intensidade já pela manhã em todo o leste paulista e sul carioca. No decorrer do dia, as chuvas ganham intensidade e levam potencial para transtornos como alagamentos e enchentes. As regiões litorâneas possuem maior risco, com acumulados que podem passar dos 100 mm.

Interior do leste paulista, norte do estado, centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro, também ficam com o tempo nublado e possibilidade de chuvas fraca e isolada pela manhã. No período da tarde, há potencial para temporais isolados, que se estendem até o sul de Goiás e o nordeste do Mato Grosso do Sul.

Na quarta-feira (23), a nebulosidade se mantém em boa parte do Sudeste e do Brasil Central. No entanto, as chuvas perdem força, mas ainda podem ocorrer com moderada intensidade no norte do Rio de Janeiro, leste mineiro e, agora, no Espírito Santo, devido ao deslocamento para norte da frente fria.