Frio tardio: novembro começa com temperaturas atípicas e risco de geadas

Novembro, em plena primavera e com queda atípica da temperatura. Um frio tardio será destaque nos próximos dias com potencial de geadas após o avanço de uma frente fria que vai provocar novos temporais.

Novembro: primavera, calor, temporais, estação das flores. São diversas características que configuram o próximo mês, tudo menos frio, afinal estamos na época mais quente do ano, não é mesmo? Pois é, mas para a surpresa de muitos, um frio tardio está por vir.

A temperatura vai cair de forma atípica para a época do ano a partir de terça-feira (01) com mínimas previstas abaixo de 10°C em boa parte da região Sul. Na quarta-feira (02) o frio continua e há potencial para geadas isoladas nas serras gaúcha e catarinense e no planalto paranaense.

youtube video id=-366JC7uqeE

Na quinta-feira (03) o frio chega ao Sudeste, com mínima também em torno de 10°C em pontos da serra da Mantiqueira. Até o fim da semana, o friozinho fora de época ainda será destaque, inclusive com temperaturas amenas em áreas do Norte e Nordeste, especialmente em Rondônia, Acre e Bahia.

De onde vem esse frio?

O frio vai acontecer quando uma área de alta pressão atmosférica avançar na retaguarda de uma frente fria. Sim, um novo sistema frontal já está avançado pelo centro-sul do Brasil nesta virada de outubro para novembro.

Aliás, a frente fria que já provocou temporais neste último domingo (30) chega ao Sudeste e Centro-Oeste nesta segunda-feira (31) provocando chuva com volumes expressivos e com alto potencial para descargas elétricas e queda de granizo.

Enquanto o frio vai começar a se destacar nos próximos dias, seguiremos de olho na frente fria que vai seguir seu caminho rumo ao centro-norte. Alerta máximo entre o norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia.