Frio se intensifica no Centro-Sul e ar polar chega até o Nordeste

Nos próximos dias uma massa de ar polar que vem atuando na Região Sul avança pelo país, chegando até parte da Região Nordeste. Confira mais detalhes da previsão.

frio em SP
Frente fria chegou ao Sudeste na última madrugada e frio se intensificou no Centro-Sul

Desde meados da semana uma massa de ar polar vem provocando queda acentuada das temperaturas na Região Sul. Condições típicas de inverno com mínima abaixo de 10°C e máximas de até 18°C no Rio Grande do Sul e no Sul de Santa Catarina. Essa massa de ar frio é a mais intensa até o momento.

Além do frio, uma frente fria também vem sendo destaque, provocando chuvas abrangentes e de moderada intensidade entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Entre a quarta-feira (05) e quinta-feira (06) volumes de até 70 mm em 48h foram registrados na região serrana gaúcha. Nas demais áreas entre o norte gaúcho, oeste e sul catarinense os pluviômetros do INMET registraram volumes entre 20 e 60 mm.

Frente fria
Frente fria provocou chuvas mais abrangentes na Região Sul nos últimos dias.

Nos próximos dias, a frente fria avança de forma costeira pela Região Sudeste, mudando o tempo completamente, principalmente nas áreas mais ao leste. O avanço do sistema frontal, e posteriormente da massa de ar polar, ao longo do fim de semana chega até o sul do Nordeste.

A frente fria chega ao Sudeste e avança até o leste da Bahia

Nesta sexta-feira (07), a frente fria já atua nos estados de São Paulo e no Rio de Janeiro, deixando o dia nublado e com chuva de fraca a moderada intensidade em todo o leste paulista e território fluminense. O sistema também contribui para um condição semelhante para o leste e norte do Paraná. A partir do fim do dia o sistema chega ao sul do Espírito Santo, mas não há potencial para chuvas expressivas.

No sábado (08), a frente fria atua entre o território capixaba e o sul da Bahia, favorecendo a ocorrência de tempo nublado, com chuva fraca pela manhã. A partir da tarde, o sistema passa a influenciar somente no território baiano, contribuindo para o aumento da nebulosidade nas áreas mais para o interior do leste do estado.

No domingo (09), finalmente a frente fria chega à capital baiana. Tempo nublado e com chuva fraca ao longo do dia alternando com período de melhoria desde Ilhéus até o norte da Bahia. Os ventos de sudeste contribuem para a mesma condição no estado de Sergipe.

O avanço da massa de ar polar

A massa de ar polar atua na Região Sul nesta sexta-feira (07), com ventos de sul transportando o ar frio até o sul do Mato Grosso do Sul, o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro.

Nos dias seguintes, o anticiclone ou alta pressão, que corresponde a massa de ar polar, avança pelo país, porém pelo oceano, favorecendo o transporte de ar frio e de umidade para toda a faixa leste desde o leste de Santa Catarina até o leste da Bahia.

Assim, ao longo do fim de semana, mesmo após a passagem da frente fria, o tempo fica nublado e frio, com possibilidade de chuva fraca em toda a faixa leste desde Santa Catarina até o sul da Bahia. O ar frio, consegue ingressar até localidades mais para o interior, proporcionando um dia bastante agradável.