Frio polar traz temperaturas de inverno e geadas de volta nesta semana; confira a previsão
Uma intensa massa de ar polar avança pelo Brasil nesta semana, trazendo de volta a sensação de inverno. As temperaturas caem acentuadamente e o risco de geada aumenta.

Na meteorologia, setembro marca o início da primavera no Hemisfério Sul, uma estação de transição entre o frio do inverno e o calor do verão. Por isso, é comum observarmos uma mistura de características das duas estações neste período.
Na última semana, o calor predominou no centro-sul do Brasil. A chegada de uma frente fria sobre esse ambiente aquecido provocou tempestades intensas nos estados do Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com registros de granizo, queda de árvores, alagamentos e até um possível tornado no oeste de Santa Catarina.
Após a passagem da frente fria, é a vez da massa de ar polar, que vai derrubar as temperaturas próximas de 0°C em várias regiões e aumentar o risco de geada. Confira os detalhes.
Semana com temperaturas abaixo da média
A previsão de anomalia semanal de temperatura do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, indica que praticamente todo o país terá temperaturas abaixo da média. As exceções ficam por conta do extremo norte e interior do nordeste, onde as anomalias previstas são acima da média.

A região de anomalias negativas de temperatura, entre 1°C e 6°C abaixo da média, irá afetar as cinco regiões do país em uma faixa central, se estendendo de sul a norte.
Grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão temperaturas até 3°C abaixo da média. Os maiores desvios, de até 6°C, estão sendo projetados para o Sudeste.
Risco de geada na região Sul a partir de terça-feira
A queda de temperatura será acentuada a partir de terça-feira (23). Entre terça (23) e quarta-feira (24), há risco de geada na Serra Catarinense, com mínimas entre 2°C e 5°C, céu claro e ventos fracos.
Na quinta-feira (25), o frio se intensifica também no Rio Grande do Sul, com mínimas de 2°C a 5°C em áreas como:
- Serra Gaúcha e Catarinense
- Campanha Gaúcha
- Sul do Rio Grande do Sul
Embora o frio seja generalizado, os ventos mais fracos no leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina aumentam o risco de geada principalmente no Sul gaúcho e nas Serras Gaúcha e Catarinense, onde o fenômeno pode se repetir na também sexta-feira (26).

Ao longo da semana, o frio diminui ligeiramente no Sul, mas se intensifica sobre o Sudeste, derrubando os termômetros para valores negativos em áreas de maior altitude.
Fim de semana de frio extremo no Sudeste: mínimas negativas e risco de geada
No próximo fim de semana, a massa de ar frio atinge o pico de intensidade no Sudeste. O índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF indica que as temperaturas mínimas ficarão muito abaixo do esperado para esta época do ano, especialmente na faixa leste da região e no sul do Nordeste.

O EFI nos mostra o quão diferente determinada previsão é em relação ao que normalmente é previsto em uma região. Valores entre 0,5 e 1, representados pela escala de cores de verde a rosa nos mapas abaixo, são considerados de ‘incomuns’ a ‘extremos’.
No sábado (27) os termômetros podem registrar -1°C nas áreas mais elevadas da Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Temperaturas abaixo de 10°C estão previstas para uma ampla área no Sudeste, incluindo a capital paulista e a Região Metropolitana de São Paulo e também Belo Horizonte (MG).
As áreas com temperatura abaixo de 5°C e risco de geada no Sudeste no próximo sábado (27) incluem, principalmente:
- Sul de Minas Gerais, na região de Monte Verde
- Vale do Paraíba Paulista, na região de Campos do Jordão (SP)
Autoridades e população devem ficar atentas às quedas bruscas de temperatura, especialmente para proteger pessoas em situação de vulnerabilidade, animais e lavouras. Apesar do retorno do frio, a última semana de setembro deve ter temperaturas novamente acima da média.