Frente fria espalha chuvas e tempestades pelo Brasil Central nesta semana; saiba o que esperar

Frente fria avança pelo Brasil com potencial para provocar chuvas e tempestades na porção central, após meses de estiagem. Diversas áreas possuem previsão de chuvas nesta semana.
Uma frente fria se formou neste final de semana sobre a Região Sul do Brasil, provocando diversos prejuízos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nas próximas horas, o sistema avança pelo país e espalha chuvas intensas e tempestades por várias áreas do Brasil.
A seguir, confira a previsão do tempo com mais informações e detalhes para esta semana.
Riscos de tempestades são altos entre segunda e quarta-feira
A tarde de segunda-feira (22) será movimentada nos estados do Centro-Sul do Brasil. A frente fria avança e provoca chuvas intensas, com riscos de temporais em pelo menos sete estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A previsão indica que as chuvas estarão acompanhadas de rajadas de vento superiores a 40 km/h, descargas elétricas e possibilidade de queda de granizo.
Na terça-feira (23), o tempo volta a ficar mais estável no Sul do Brasil, com sol predominando ao longo do dia. Já no Sudeste, Centro-Oeste e em áreas da Região Norte, o tempo permanece fechado. Pela manhã, há risco de chuva no leste do Sudeste e de tempestades em pontos isolados do Centro-Oeste.

Durante a tarde, a frente fria segue avançando. Com o aumento das temperaturas e a maior disponibilidade de vapor d’água, as instabilidades ganham força e as chances de tempestades se espalham pelo país. Confira a lista dos estados com previsão de tempestades para a tarde de terça-feira (23):
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Maranhão
- Tocantins
- Pará
- Amazonas
A quarta-feira (24) começa com tempo parcialmente nublado sobre o Brasil Central. Porém, ao longo da tarde, há previsão de aumento da nebulosidade. Com o avanço da instabilidade, pancadas de chuva devem se estender desde o Rio de Janeiro até o Amazonas.

As tempestades tendem a se espalhar e ganhar força no norte e nordeste de São Paulo, além de pontos isolados do Rio de Janeiro. No Mato Grosso e em Goiás, há risco de tempo severo durante a quarta-feira (24).
As chuvas previstas para segunda (22), terça (23) e quarta-feira (24) têm potencial para provocar transtornos em diversos municípios. Por isso, é importante estar atento a sinais de transbordamento de rios e córregos, risco de deslizamentos de terra e possibilidade de queda de árvores. Também é recomendável evitar o uso de aparelhos elétricos durante as tempestades.
Frente fria perde força nesta quinta e sexta-feira
A partir desta quinta-feira (25), a frente fria começa a perder força, e tanto as chuvas intensas quanto os riscos de tempestades diminuem. Ainda assim, pancadas de chuva seguem previstas ao longo do dia, com maior concentração no leste do Sudeste e no interior de Minas Gerais.
Na sexta-feira (26), o sistema frontal já estará totalmente sobre o Oceano Atlântico, mas os ventos continuarão transportando umidade para o continente. O tempo deve ficar parcialmente nublado no Sudeste e no litoral do Nordeste, abrangendo os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, onde há previsão de chuva leve e garoa.

Os maiores acumulados de chuva entre segunda (22) e sexta-feira (26) estão previstos para a Região Sul e para o litoral paulista e fluminense. Os volumes devem alcançar cerca de 60 mm em Lages/SC, 86 mm em Ubatuba/SP e 92 mm em Paraty/RJ. Na Região Norte, os acumulados também serão elevados, com previsão próxima a 81 mm em Rondônia e entre 50 e 70 mm no Amazonas.
Tempo firme retorna na primeira semana de outubro
Os dias de chuva já têm previsão para serem interrompidos no final deste mês de setembro, e essa condição deve permanecer ao longo da primeira semana de outubro. De acordo com o ECMWF Charts, a tendência é de que o tempo firme predomine durante os primeiros dias do próximo mês.

As chuvas devem se concentrar no sudoeste e no sul do Rio Grande do Sul, o que deve elevar os índices pluviométricos logo na primeira semana. No restante do Sul, além do Sudeste, Centro-Oeste e partes do Norte e Nordeste, entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro, a previsão indica um período mais seco.