Frio persiste no Sul do Brasil após a virada no tempo; confira a previsão para o fim de semana
Após a passagem de uma frente fria, as temperaturas entraram em forte declínio desde a quinta-feira (17). No fim de semana há previsão de sol, geada e temperaturas máximas mais elevadas a partir do domingo (20).

Após um início de semana com temperaturas elevadas e até sensação de calor em parte da região Sul, o tempo mudou com a chegada de uma nova frente fria entre quarta (16) e quinta-feira (17). Como previsto pela Meteored | Tempo.com, algumas cidades do Rio Grande do Sul registraram ontem a ‘máxima invertida’, quando a temperatura à tarde é mais baixa que a temperatura da manhã.
Isso acontece devido ao avanço da massa de ar frio ao longo do dia. Por exemplo, a cidade de Soledade (RS), no noroeste do estado, registrou 13,7°C às 7h da manhã e apenas 8,8°C às 15h, de acordo com a estação meteorológica oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O resultado será um fim de semana com cara de inverno no Sul do Brasil, marcado por frio intenso e geada em áreas elevadas. Confira os detalhes da previsão.
Sábado
O amanhecer do sábado (19) será ensolarado em praticamente toda a região Sul, exceto pelo centro e norte do Rio Grande do Sul - mas o sol volta a aparecer ao longo do dia. As menores temperaturas mínimas serão registradas na Serra Gaúcha e Catarinense, onde os termômetros se aproximam dos 0°C.
Com exceção da faixa leste da região Sul e do Norte do Paraná, as demais áreas terão temperaturas abaixo dos 8°C. Nas localidades com previsão de mínima da ordem de 5°C há alerta de geada, sendo elas:
- mesorregião de Soledade e de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul
- mesorregião de Campos de Lages e de Xanxerê, em Santa Catarina
- ampla área que se estende desde Pato Branco, Ponta Grossa, e Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná

Na tarde do sábado (19) as temperaturas estão previstas estão abaixo dos 20°C em toda a região Sul, exceto pela porção noroeste do Paraná, onde as máximas alcançam os 25°C. Este valor está dentro da média para o mês de julho na região.
Domingo
O amanhecer do domingo (20) será parecido, com mínimas próximas dos 0°C nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e do Santa Catarina e uma ampla região com risco de geada, incluindo:
- Serra Gaúcha, Nordeste e Centro do Rio Grande do Sul (embora a área central terá um amanhecer encoberto, que desfavorece a formação de geada)
- Serra Catarinense
- Centro do Paraná (entre Cruz Machado e Reserva) e também na região ao norte de Curitiba (como a região de Colombo)
Exceto pelo leste de Santa Catarina, nas demais áreas da região Sul os valores previstos para temperatura mínima representam anomalias negativas, ou seja, temperaturas abaixo da média. Na região de Gramado-Canela, as anomalias projetadas são de até 7°C abaixo da média.

À tarde, porém, as temperaturas entram em ligeira elevação. Enquanto nas áreas mais elevadas os termômetros ficam em torno dos 19°C, na maioria da região Sul as temperaturas serão acima dos 20°C e acima da média.
Na região de Lajeado (RS), a temperatura máxima prevista de 25°C representa 7°C acima da média - e uma grande amplitude térmica, já que o amanhecer será em torno dos 5°C nesta área.

Isso se deve principalmente pela pouca nebulosidade, que permite um maior resfriamento noturno e mínimas baixas, ao mesmo tempo que favorece o aquecimento ao longo do dia.
O aumento da amplitude térmica é uma tendência para os dias seguintes na região Sul, com mínimas ainda geladas e tardes com temperaturas mais elevadas, onde algumas cidades podem ter sensação de calor.