Frente fria e ar polar provocam chuva e frio em parte do Brasil neste fim de semana; saiba onde

A frente fria que avança pela costa do Brasil e provoca chuvas, aumenta a presença de nuvens e promove a entrada de ar frio para algumas partes do país no final de semana.

    Presença de frente fria deixa o final de semana no brasileiro com tempo instável e frio.
    Presença de frente fria deixa o final de semana no brasileiro com tempo instável e frio.

    A frente fria que se formou no decorrer desta quarta-feira (16) permanece ativa sobre a Região Sul do Brasil avança em direção ao oceano Atlântico nas próximas horas. Contudo, o sistema será capaz de provocar algumas mudanças no tempo em áreas do Sudeste e Nordeste do Brasil.

    O final de semana será com variações no tempo em diversas áreas do país, algumas áreas do país a previsão é de que as máximas chegam aos 37°C, em outras regiões o frio se faz presente com mínimas abaixo de 10°C, além das chuvas volumosas, que superam 80 mm em locais pontuais.

    A seguir veja a previsão do tempo com maiores informações para este final de semana no Brasil.

    Sul do Brasil com temperaturas abaixo de 10°C

    Após a passagem da frente fria sobre a Região Sul do Brasil nas últimas horas, uma massa de ar polar avança sobre o território brasileiro e mantém temperaturas abaixo dos 10°C neste sábado (19) e domingo (20). Além disso, há possibilidade de geadas nos municípios mais elevados da Região.

    Na Região Sul, as menores temperaturas serão registradas nas áreas de serra e regiões pontuais espalhadas pelos três estados. A exemplo disso mínimas na casa de 4°C em Lagoa Vermelha/RS, General Carneiro/PR, Canoinhas/SC e São Joaquim/SC para este sábado (19).

    Temperatura mínima prevista para a Região Sul do Brasil na manhã de domingo (20).
    Temperatura mínima prevista para a Região Sul do Brasil na manhã de domingo (20).

    No amanhecer de domingo (20) as temperaturas sobem um pouco, mas permanecem abaixo dos 10°C. Boa parte do Rio Grande do Sul terá temperaturas entre 4°C e 8°C, mesma situação de Santa Catarina (exceção do leste do estado) e do Paraná (exceto a região noroeste e norte).

    Sudeste e Centro-Oeste com aumento na presença de nuvens

    A frente vai se encontrar na altura do Sudeste do Brasil neste sábado (19), com isso, o tempo vai mudar em algumas áreas, principalmente na porção leste. Apesar da sexta-feira (18) já ter um aumento significativo na presença de nebulosidade, o sábado (19) contará ainda com as temperaturas mais baixas, quedas de até 7°C são previstas em relação ao dia anterior, conforme noticiado.

    Neste sábado (19) e domingo (20) a massa de ar polar ficará com maior concentração em áreas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, locais onde as temperaturas sofrerão as maiores quedas.

    O aumento da presença de nuvens também promove a sensação de temperaturas menores do que os termômetros marcam, a previsão para São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RS é de máximas na casa dos 22°C. Na cidade de Santos/SP temperaturas ainda mais baixas, próxima de 20°C.

    Norte e Nordeste com acumulados de chuva de até 80 mm

    Antes de falar das chuvas, boa parte do interior nordestino e também dos estados do Pará, Tocantins, Acre e Rondônia seguem com tempo estável e seco. A previsão não indica precipitação para os próximos dias, e de fato isto deve demorar a acontecer.

    Umidade relativa do ar prevista para a tarde deste domingo (20).
    Umidade relativa do ar prevista para a tarde deste domingo (20) indica valores críticos para Norte e Nordeste.

    Com isso, a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30 % nas áreas nordestinas e grande parte da Região Norte. Situação segue complicada para Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí nestas áreas o índice chega aos 24%.

    Agora sim, as chuvas nestas últimas semanas estão restritas a duas faixas territoriais no Brasil, no leste nordeste e no extremo norte do país. As chuvas se estendem desde o litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte, contudo os volumes não são elevados e ficam entre 10 e 25 mm.

    Previsão do acumulado de chuva entre a sexta-feira (18) e domingo (20).
    Previsão do acumulado de chuva entre a sexta-feira (18) e domingo (20).

    Na Região Norte estão previstos os maiores volumes acumulados deste final de semana. Na capital Boa Vista/RR, a quantidade de chuva nas próximas 72 horas chega a 60 mm. Nas demais cidades os volumes variam entre 15 e 45 mm, caso de São Gabriel da Cachoeira/AM. As capitais Macapá/AP e Belém/PA também possuem previsão de chuva, no entanto, os volumes não superam os 20 mm.