Frio no Sul e temperaturas mais amenas no Sudeste

No início dessa semana uma frente fria consegue avançar pela Região Sul e, no decorrer da semana, uma massa de ar polar derruba as temperaturas em parte da Região Sul. O ar frio também diminui as temperaturas no Sudeste e na Bahia.

Frente fria e massa de ar polar influenciam as condições do tempo nesta semana.

A partir de amanhã uma frente fria e uma massa de ar polar passam a avançar pelo Sul do Brasil e trazem mudanças ao longo da semana nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O maior destaque está o alívio do calorão.

Previsão do tempo

A segunda-feira (17) será mais um dia de tempo firme em boa parte do país. As temperaturas ficam mais amenas na Região Sul e no leste do Sudeste, devido à presença de uma massa de ar polar no oceano, mais precisamente a sudeste do Rio Grande do Sul. Os ventos de sul transportam esse ar mais frio para essas localidades. Na faixa leste que vai do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte, o tempo fica nublado e com chuva devido à atuação de ventos de leste que transportam umidade para o continente. As chuvas mais intensas ocorrem entre Salvador até o norte do Rio Grande do Norte.

No início da manhã da terça-feira (18) uma frente fria passa a atuar no oeste do Rio Grande do Sul e, até o início da tarde, provoca chuva fraca no noroeste, centro e sul do estado. Na parte da noite o sistema já muda o tempo no norte e leste gaúchos, e no oeste de Santa Catarina, com previsão de chuva fraca a moderada intensidade. Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, as temperaturas diminuem bastante provocando sensação de frio.

Para o restante do país, sem grandes novidades. O Sol aparece entre nuvens desde o leste do Paraná até o Rio Grande do Norte, porém, com ocorrência de chuva pela manhã somente entre Salvador e Natal. Chove também em toda a faixa norte do Nordeste.

Na quarta-feira (19) a frente fria se encontra sobre o estado de Santa Catarina e o dia fica nublado com chuva fraca a moderada intensidade em todo o estado. Tempo nublado e com chuva fraca também para o oeste e sul do Paraná. Já no Rio Grande do Sul o sol predomina em praticamente todas as regiões, com tempo céu nublado somente no norte do estado. Temperaturas baixas e sensação de bastante frio em todo o território gaúcho, sul e oeste de Santa Catarina.

No Centro-Oeste e no Sudeste, a nebulosidade aumenta na parte da tarde no Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais, porém sem previsão de chuva. Nas demais áreas o tempo firme predomina. No Nordeste, as chuvas diminuem com exceção para a região de Salvador, onde o tempo instável e chuvoso se mantém.

Previsão preliminar para o feriado

Na quinta-feira (20) a frente fria já se encontra afastada no oceano, mas atua de maneira costeira. Tempo nublado na faixa leste do estado do Paraná e de São Paulo, com sensação de frio no território paranaense e temperaturas amenas no leste paulista. Há previsão de chuva fraca nessas áreas. A partir do fim da tarde, o sistema passa a atuar no Rio de Janeiro, provocando chuva fraca e sensação de frio para os cariocas. No restante do país, destaque para o frio na Região Sul e para o dia nublado e chuvoso em Salvador e entre Maceió e Recife.

Na sexta-feira (21) o dia fica nublado e com ligeira sensação de frio em toda a faixa leste da Região Sudeste, com previsão de chuva fraca somente no Espírito Santo. No Sul, frio e tempo firme na maior parte da Região, com tempo nublado somente no leste catarinense e do Paraná. Os ventos de quadrante sul, transportam o ar mais frio para o leste Baiano, diminuindo as temperaturas e provocando uma sensação mais amena.

O fim de semana será bastante proveitoso e com temperaturas amenas na Região Sul e em boa parte do Sudeste. Tempo nublado e com chuvas comente no Espírito Santo e nas áreas mais ao leste do estado de Minas Gerais. No leste nordestino, as chuvas ganham intensidade. Já no Centro-Oeste, o tempo fica ensolarado em todos os estados.