Frio intenso para a próxima semana

Estamos observando uma condição mais úmida no Sul do Brasil e pouco avanço das massas de ar polar. Na próxima semana se observará outro comportamento, mas será que isso representará de fato uma mudança no padrão?

Massa de ar polar pode provocar geada em boa parte da Região Sul.

Desde o final do mês passado até os primeiros dias de Julho as massas de ar frio não conseguiram avançar muito pela Região Sul, ficando mais concentradas no Uruguai e na Argentina. As frentes frias também se restringiram mais ao Sul do Brasil, não obtendo amplitude suficiente para avançarem para o Centro-Oeste e o Sudeste. Além de tudo, não provocaram muita precipitação, o contrário do esperado para esses sistemas, em decorrência de águas mais frias no sul do Atlântico.

No entanto, há previsão de uma massa de ar polar intensa atuando sobre o Sul do Brasil a partir do próximo domingo (08). Antes disso, no sábado (07), uma área de baixa pressão se forma sobre o estado do Rio Grande do Sul e o Uruguai, e se desloca para o oceano ao longo do dia para formar um ciclone extratropical e uma frente fria sobre o estado de Santa Catarina. Assim há previsão para temporais no estado gaúcho e chuva fraca a moderada no território catarinense e leste do Paraná.

Com a formação do sistema frontal sobre Santa Catarina, os ventos gelados de sul já atuarão sobre o Rio Grande do Sul e o Uruguai na manhã de domingo (08), contribuindo para sensação de frio ao longo do dia. Na segunda-feira (09), a frente fria avança de forma costeira até o Espírito Santo, provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva. Nesse processo, a massa de ar polar se desloca mais para norte e os ventos de sul transportam o ar mais frio até Rondônia e o Acre, provocando o fenômeno de friagem.

A partir de terça-feira (10) o deslocamento da massa de ar polar se da em direção ao oceano e sobre o Sul do Brasil, favorecendo a manutenção e intensificação do frio na Região, com potencial para ocorrência de geadas e recordes de temperatura mínima na quarta-feira (11). Os ventos de sul continuam a esfriar o interior do Brasil e, especialmente na faixa litorânea que vai do Paraná até o Rio de Janeiro, há o transporte de umidade do oceano e, consequentemente, a previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia.

A tendência é que as temperaturas voltem a subir a partir de sexta-feira (13), no entanto a previsão para a próxima semana, ainda pode sofrer pequenas mudanças como, por exemplo, velocidade de deslocamento dos sistemas, que podem mudar o dia e o horário da ocorrência de chuva e da temperatura mais baixa.

Tendência para as próximas semanas

As condições meteorológicas da próxima semana não representarão uma mudança de padrão que represente uma maior frequência de frentes frias e massas de ar polar, pelo contrário, haverá uma diminuição da formação de ciclones e, consequentemente, da atuação de frentes frias e massas de ar polar, provocando um cenário mais seco e quente até aproximadamente o final do mês de Julho, quando há previsão do retorno da umidade para o Centro-Sul do Brasil.