Frio intenso no Centro-Sul e chuvas volumosas no leste do Sudeste

Com o afastamento de uma frente fria uma massa de ar polar passa a atuar na Região Sul derrubando as temperaturas no Centro-Sul. Já no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, além do frio, há alerta para chuvas volumosas.

Frio e chuva, Sul, Sudeste, alerta de chuva no RJ
Frente fria avança em direção ao Sudeste e favorece a ocorrência de chuvas volumosas no leste da Região. As temperaturas caem em boa parte do país.

No início desta semana, uma frente fria passou a atuar sobre o Rio Grande do Sul, inicialmente, provocando chuvas isoladas na segunda-feira (27) e mais generalizadas na última terça (28) no norte do estado e em Santa Catarina.

Nesta quarta-feira (29), o sistema se encontra entre o Paraná e o estado de São Paulo, mas ainda influencia o tempo em Santa Catarina. O dia fica nublado, frio e com possibilidade de chuva fraca no norte e centro-leste catarinenses, com tempo firme no oeste. Já no Paraná e no leste paulista, condição muito semelhante com maior probabilidade de chuva para as regiões serranas.

A partir do fim do dia, a presença costeira da frente fria somado a circulação dos ventos de sudeste contribui para o aumento da intensidade das chuvas no leste paulista e no Rio de Janeiro, com potencial para alagamentos durante à noite e a madrugada no litoral norte de São Paulo, na capital carioca e nas regiões de Cabo Frio e Rio das Ostras.

Em relação ao frio, a quarta-feira (29) será gelada para os estado do Sul e leste da Região Sudeste. Devido aos ventos de sul o ar frio também atinge os estado do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e o Acre.

Na quinta-feira (30), a mesma configuração atinge o Sudeste, com chuvas volumosas e potencial para transtornos pela manhã ainda no Rio de Janeiro. No leste paulista, chove, mas com menor intensidade. No período da tarde, passa a chover de forma mais fraca e o tempo instável se espalha para o leste de Minas Gerais e para o Espírito Santo.

Tempo nublado contínua para o leste e norte do Paraná e de Santa Catarina, com tempo firme nas demais regiões desses estados. Condição esta que se estendem para todo o Rio Grande do Sul.

As baixa temperaturas continuam para toda a Região Sul e leste do Sudeste, com o ar frio chegando também na porção mais central do país, passando pelo interior paulista, Triângulo Mineiro e sul de Goiás.

Na sexta-feira (31), sem grandes mudanças. Devido ao deslocamento da massa de ar polar para o oceano, o transporte de umidade e de ar frio se mantêm para toda a faixa leste, que vai do sul de Santa Catarina até o Sul da Bahia, favorecendo a manutenção do tempo nublado e frio também no leste de Minas Gerais.

Já para as demais áreas da Região Sul, o Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, o tempo firme predomina com sensação de frio ao longo do dia.