Frio e risco de temporais no S e previsão de mudança em parte do SE

Frente fria tem dificuldades em avançar e mantém o riso de temporais e chuvas volumosas na Região Sul. Previsão de mudança somente a partir da sexta-feira em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Frente fria se mantém sobre a Região Sul proporcionando condições para temporais e chuvas volumosas. No restante do país, tempo seco e quente.

Frente fria se mantém sobre a Região Sul e o tempo fica nublado desde litoral sul do Rio Grande do Sul até o oeste do Paraná. Nesta quarta-feira (18), as chuvas não dão trégua para o norte gaúcho e ocorrem com moderada a forte intensidade ainda pela manhã, com redução a partir da tarde, quando, em Santa Catarina passa a chover de forma volumosa levando risco para transtornos no sul e leste do estado mais para o fim da tarde e noites. No Paraná, previsão de chuva a partir do meio da tarde no oeste, sul e leste do estado e risco de temporais nas regiões de divisa com Santa Catarina à noite.

No Mato Grosso do Sul e no sul do estado de São Paulo a nebulosidade, mas não há previsão de chuva. Somente na porção paulista que os ventos de sul fornecem uma sensação mais amena durante a noite. No restante do Centro-Oeste e do Sudeste, tempo firme e mais um dia de forte calor.

Previsão para a quinta-feira e a sexta-feira

Na quinta-feira (19), o tempo se mantém instável no centro-leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo pela manhã. A partir da tarde, uma região de cavado contribui para o desenvolvimento de instabilidades que provocam pancadas no início do período no nordeste do Rio Grande do Sul e temporais mais para o fim do dia em Santa Catarina e no norte e serra gaúchos. No Paraná, previsão de chuva somente no sul, sudoeste e leste que ocorrem de com fraca a moderada intensidade a partir do fim da tarde e durante a noite.

Em relação às temperaturas, sensação de frio do sul do Rio Grande do Sul até o leste paranaense e calor com abafamento nas demais regiões do Paraná. No restante do país, o tempo firme e quente ainda é destaque, com máximas em torno dos 40°C em praticamente todo o Centro-Oeste e na metade norte e oeste dos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

Na sexta-feira (20), a região de cavado se mantém sobre a Região Sul. Tempo nublado e frio na metade norte do Rio Grande do Sul até o sul e leste do Paraná. Previsão de chuva de fraca a moderada intensidade pela manhã no norte gaúcho, em todas as regiões catarinenses no sul e leste do Paraná. A partir do meio da tarde, há risco de temporais no centro-leste de Santa Catarina, no nordeste do Rio Grande do Sul e no leste do Paraná, sendo neste último a partir do fim do dia. As temperaturas ficam baixas em boa parte da Região Sul, com calor ainda previsto para o oeste e norte paranaenses.

No Centro-Oeste e no Sudeste, a concentração de nuvens aumenta no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo, no entanto, não há previsão de chuva e o tempo seco e quente predomina, com mais um dia de máxima em torno dos 40°C. Previsão de mudança durante a noite para o sul e leste paulista, com aumento da nebulosidade, ocorrência de chuva fraca a moderada nas áreas mais litorâneas, com exceção para o litoral norte, e diminuição das temperaturas.