Frio e chuva vão predominar nos últimos dias de agosto nestas áreas do Sul e do Sudeste, incluindo 5 capitais; confira

Os últimos dias de agosto serão marcados pela instabilidade e frio que avança pelos estados da Região Sul e Sudeste do Brasil. Ao menos 4 capitais vão registrar estes eventos nos próximos dias.
- Veja também: Chuvas aumentam em SP, RJ e MG nos próximos dias e semana termina com alerta de tempestades
A última semana de agosto está sendo marcada por chuvas, temperaturas amenas durante o amanhecer e elevadas no decorrer das tardes sobre o centro-sul do Brasil.
Nos próximos dias, não será muito diferente. O final do mês de agosto será marcado pela presença de chuva e por uma massa de ar frio, que vai deixar as temperaturas mais baixas, principalmente durante as manhãs, sobre algumas áreas do Sul e do Sudeste do Brasil.
Confira a previsão do tempo com mais informações para os últimos dias do mês de agosto.
Quinta-feira: ar frio e chuva atuam sobre o centro-sul
A quinta-feira (28) amanhece com tempo fechado em diversas áreas do Sul e do Sudeste do Brasil. Nas primeiras horas do dia, estão previstas pancadas de chuva leve em cidades de Santa Catarina e de São Paulo. Contudo, não há indicativos de que possam ocorrer prejuízos.

Durante a tarde, as nuvens se espalham e cobrem todo o estado de Santa Catarina e do Paraná, além de grande parte de São Paulo. As chuvas também avançam de forma isolada sobre a porção leste do país, desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.
Mas, além das chuvas previstas para o leste dos estados, uma massa de ar frio também se faz presente. Ela atua com mais força sobre a Região Sul e deixa as temperaturas mais baixas nos próximos dias.

O amanhecer de quinta-feira (28) será com temperaturas entre 6°C, na serra catarinense, e 14°C em áreas do Paraná e do oeste do Rio Grande do Sul.As tardes serão com temperaturas agradáveis e ficam entre 16°C, nos pontos de maiores altitudes, e 27°C no noroeste do Paraná.
Sexta-feira: chuvas fortes são esperadas para o Sudeste
A instabilidade aumenta nesta sexta-feira (29) sobre áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Há previsão de pancadas de chuva no Triângulo Mineiro e no noroeste paulista já nas primeiras horas do dia. Na Região Sul, será mais um dia com muitas nuvens, desta vez com maior concentração sobre o Paraná.
As chuvas de forte intensidade ocorrem entre a tarde e a noite, e afeta grandes centros urbanos como São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. Outras áreas do Sudeste também têm previsão de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, como o sul de Minas Gerais e municípios próximos à tríplice divisa entre São Paulo, Minas e Rio.

Na Região Sul, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e, em alguns casos, apenas como uma fina garoa. Isso acontece porque ainda há umidade disponível na atmosfera, o que favorece essas ocorrências. As capitais Florianópolis/SC e Curitiba/PR, além da chuva fraca, terão temperaturas mais baixas, que não devem superar os 20°C nesta sexta-feira (29).
Sábado e domingo: ar frio e chuva deixa manhãs mais frias
A massa de ar frio, apesar de não ter forte intensidade, mantém as temperaturas amenas durante o amanhecer dos municípios a leste da Região Sul e do Sudeste, incluindo cinco capitais. Confira a previsão para este sábado (30) e domingo (31):
- Sábado (30):
- São Paulo/SP - Mín.: 15°C / Máx.: 24°C
- Florianópolis/SC - Mín.: 16°C / Máx.: 22°C
- Rio de Janeiro/RJ - Mín.: 19°C / Máx.: 23°C
- Domingo (31):
- Curitiba/PR - Mín.: 12°C / Máx.: 20°C
- Belo Horizonte/MG - Mín.: 14°C / Máx.: 24°C
- São Paulo/SP - Mín.: 15°C / Máx.: 25°C
Além da presença da massa de ar frio, algumas cidades têm previsão de chuva neste sábado (30). Pancadas fortes ainda atingem o sul e o centro-leste de Minas Gerais, incluindo a capital, Belo Horizonte/MG.
Já no domingo (31), as chuvas diminuem sua área de atuação e passam a ocorrer de forma pontual e fraca sobre o leste do centro-sul do país. O tempo fica parcialmente nublado. As capitais Curitiba/PR, Florianópolis/SC e São Paulo/SP podem registrar chuviscos no último dia de agosto.