Chuvas aumentam em SP, RJ e MG nos próximos dias e semana termina com alerta de tempestades

Nos próximos dias a previsão é de que as chuvas vão aumentar sobre SP, RJ e MG. Há riscos de pancadas de chuva com forte intensidade e tempestades ao final desta semana.
- Veja também: Sudeste terá dias de calor, frio e pancadas de chuva retornando à região nesta semana; confira a previsão
Nas últimas semanas, grande parte do Sudeste do Brasil registrou temperaturas elevadas e umidade relativa do ar que atingia níveis de deserto, sem, no entanto, sinais de chuva. Contudo, a tendência é de que esse cenário de estiagem comece a mudar nas próximas semanas.
Nos últimos dias do mês de agosto, o tempo fica instável sobre o Sudeste do Brasil e, com isso, aumentam as chances de retorno das chuvas à região. À medida que o final de semana se aproxima, a presença de nebulosidade também aumenta.
Confira a previsão do tempo para os estados do Sudeste, onde trazemos mais informações e detalhes para os outros dias da semana.
Quarta-feira: aumento de nebulosidade e chuva leve
A circulação atmosférica, que desde domingo (24) continua a favorecer o escoamento do vento que transporta umidade para áreas do leste do Sudeste, permanece a injetar umidade do oceano sobre a região. Desta forma, a presença de nuvens aumenta e, consequentemente, as chances de chuvas.

A previsão é de que, nesta quarta-feira (27), pancadas leves de chuva ocorram em pontos isolados de São Paulo, inclusive na capital, São Paulo/SP, e nas áreas de serra na divisa com Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Nas demais áreas de São Paulo e Minas Gerais, haverá um leve aumento da presença de nuvens, contudo, incapazes de produzir volumes pluviométricos nesta quarta-feira (27). O mesmo vale para o Rio de Janeiro, que contará com tempo firme e estável ao longo de amanhã (27).
Quinta-feira: tempo fica encoberto em SP, MG e RJ
A quinta-feira (28) amanhece com tempo encoberto em boa parte de São Paulo, incluindo a capital e a Região Metropolitana. Há previsão de chuva leve e garoa logo cedo no litoral, entre os municípios de Peruíbe/SP e Ubatuba/SP; no entanto, os volumes não serão elevados.
Além de São Paulo, o leste de Minas Gerais e vários pontos do Rio de Janeiro têm previsão de tempo encoberto durante a manhã desta quinta (28). Com a elevação das temperaturas, a previsão é de que a presença de nuvens diminua."

No período da tarde, a nebulosidade aumenta sobre o oeste e a região central de São Paulo, além de áreas do Triângulo Mineiro, deixando o tempo parcialmente nublado. Pancadas de chuva leve são previstas de forma pontual em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, principalmente nas regiões de maior altitude.
Sexta-feira: riscos de tempestades e fortes pancadas de chuva
Nas primeiras horas da sexta-feira (29), há previsão de tempo fechado e pancadas de chuva para o noroeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro. Nessas áreas, as chuvas não são registradas há algumas semanas, e isso deve permanecer ao longo da manhã, com precipitações ocorrendo de forma irregular e isolada.

As pancadas de chuva serão leves e rápidas, e os volumes não serão capazes de suprir a escassez hídrica dos últimos meses, embora tragam um pequeno alívio aos produtores. Em outras áreas de São Paulo, Minas Gerais e, agora, do Rio de Janeiro, as pancadas de chuva terão maior intensidade.
Confira a previsão dos volumes de chuva acumulados entre quarta (27) e sexta-feira (29) para alguns municípios do Sudeste:
- Campos do Jordão/SP - 27,8 mm
- São Paulo/SP - 19,3 mm
- Extrema/MG - 15,8 mm
No início da tarde, pancadas de chuva fortes são previstas para o sul de Minas Gerais e pontos isolados da região central do estado, leste e centro de São Paulo, além do sul do Rio de Janeiro, as chuvas podem vir acompanhadas de raios e causar alguns prejuízos.

À medida que se aproxima a noite, as chuvas se espalham pelos três estados e aumentam os riscos de tempestades na região. Elas vêm acompanhadas de descargas elétricas e que são capazes de causar transtornos, como queda de árvores e cortes na rede de energia elétrica.