Frio aumenta no Sul e chuvas volumosas atingem o Sudeste

Nos próximos dias as temperaturas diminuem no Sul e as chuvas mais intensas passam a ocorrer em parte da Região Sudeste, com risco para temporais e transtornos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Chuvas volumosas trazem risco para alagamentos e inundações nas regiões Sul e Sudeste.

Nos próximos dias um sistema de alta pressão (massa de ar polar) passa atuar no Centro-Sul do país, contribuindo tanto para uma condição de tempo firme, quanto para chuvas nas áreas mais costeiras. No Nordeste, as chuvas se espalham pela Região e continuam a ocorrer de forma volumosa nas áreas litorâneas.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (13) o dia fica nublado e chuvoso no Rio Grande do Sul, com chuvas ganhando intensidade na parte da tarde na metade sul, noroeste e leste do estado. A partir do fim da tarde, há alerta de chuvas intensas na região metropolitana de Porto Alegre e na Serra, que podem trazer risco para alagamentos e inundações. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo também fica nublado, com previsão de chuvas a partir do fim da manhã na maioria das regiões, com tempo mais firme somente no oeste desses estados.

No Centro-Oeste o dia fica nublado, com ocorrência de chuva de moderada a forte intensidade no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso na parte da tarde. Em Goiás e na Região Sudeste, o sol predomina ao longo do dia e há previsão de pancadas isoladas no sul goiano, no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais. No Nordeste, o tempo instável ao longo do dia em toda a faixa leste, onde há previsão de chuvas volumosas. Na faixa norte passa a chover a partir da tarde.

Na terça-feira (14) ainda há bastante nebulosidade em todo o Centro-Sul. No entanto, as chuvas diminuem no interior e passam a ocorrer com mais intensidade no leste da Região Sul e do estado de São Paulo. De manhã previsão de bastante chuva para o leste do Rio Grande do Sul até o sul de São Paulo, com chuvas intensas no leste catarinense, onde há potencial para transtornos.

Na parte da tarde, as chuvas ganham intensidade no litoral norte gaúcho e no sul catarinense, e também passam a ocorrer em todo o leste de São Paulo, onde há potencial para transtornos. No norte do estado e no Triângulo Mineiro há previsão de pancadas isoladas. Mais para o fim do dia e noite o destaque fica para o litoral norte de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro, onde há previsão de chuvas intensas, que podem provocar inundações e enxurradas. O risco se estende ao longo da madrugada de quarta-feira (15) para o estado do Rio de Janeiro.

Nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, a quarta-feira (15) será de tempo fechado e bastante chuva na metade norte paulista, na metade sul mineira e em todo o território capixaba. Há previsão de chuvas intensas na parte da tarde nessas localidades que trazem potencial para alagamentos e inundações. A partir do fim da tarde, o risco se espalha para o restante do estado de Minas Gerais e sul da Bahia.