Frente fria volta a provocar chuva no Centro-Sul do Brasil

Nos próximos dias uma frente fria passa a atuar sobre o Centro-Sul do Brasil e favorece a ocorrência de chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com riscos para temporais.

Frente fria volta a favorecer temporais no Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

Nesta segunda-feira (22) o predomínio é de tempo firme e ensolarado em toda a Região Sul. A partir da tarde a nebulosidade aumenta no oeste e sul do Rio Grande do Sul, com previsão de pancadas de chuva isoladas. No Centro-Oeste tempo firme somente para o estado do Mato Grosso do Sul. Nos demais estados a previsão é de bastante nebulosidade e de pancadas de chuva pela manhã no oeste do Mato Grosso, e a partir da tarde nas demais localidades do estado e em Goiás.

No Sudeste, bastante nebulosidade e chuva isolada de fraca intensidade no norte de Minas Gerais e no estado do Espírito Santo. Somente no Triângulo Mineiro que há previsão de pancadas de chuva de moderada intensidade a partir do meio da tarde. No restante da Região o predomínio é de tempo firme e calor. Já no Nordeste, bastante nebulosidade e chuva fraca na metade leste da Bahia devido à presença de uma frente fria no oceano. A partir da tarde, pancadas de chuva ocorrem no oeste do estado e no sul do Maranhão e do Piauí.

Na madrugada de terça-feira (23) uma frente fria no oceano contribui para chuvas de fraca a moderada intensidade em todo o Rio Grande do Sul e no início da manhã em todo o estado de Santa Catarina. No fim da manhã o sistema já se encontra mais avançado e as chuvas sobre o estado gaúcho diminuem bastante, com tempo firme e sol entre poucas nuvens a partir da tarde. Em todo o território catarinense e boa parte do Paraná, o tempo fica nublado e com chuva ao longo do dia, com exceção para o norte paranaense, onde há previsão de pancadas de chuva forte a partir do meio da tarde.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o sistema favorece a atuação de ventos de norte e, consequentemente, as temperaturas se elevam e a sensação é de abafamento. A partir da tarde a frente fria chega a São Paulo, trazendo risco para temporais em todo o estado e no Mato Grosso do Sul. No restante do Centro-Oeste, a previsão é de pancadas de moderada a forte intensidade na parte da tarde, que ocorrem de forma mais isolada no estado de Goiás.

Na quarta-feira (24) a frente fria se mantém na altura de São Paulo e do Rio de Janeiro, deixando o tempo nublado e chuvoso nesses estados e no Mato Grosso do Sul e Paraná. A partir da tarde há risco para temporais no norte paulista, metade sul de Minas Gerais e nos estados do Centro-Oeste.