Frente fria vai provocar virada do tempo neste fim de semana em parte do Sudeste; saiba o que esperar

Ao longo desta semana, o calor tende a aumentar e o tempo ensolarado predomina no sudeste. No domingo, no entanto, o tempo mudará, com chuva e frio chegando a parte de São Paulo.

Imagem de satélite (infravermelho) nesta quarta-feira durante a tarde.
Imagem de satélite (infravermelho) nesta quarta-feira durante a tarde destaca um ciclone intenso e sua frente fria associada causando nebulosidades e chuva localizada em São Paulo.

Nesta quarta-feira (20), a circulação de ventos e umidade relacionados à passagem de uma frente fria já está ocasionando a formação de muita nebulosidade no sudeste do país, especialmente em São Paulo, além de pancadas de chuva pontuais.

Ainda assim, o sistema não causará nenhum tipo de queda expressiva das temperaturas, sendo que a tendência para grande parte do Sudeste, até o próximo sábado, é de tempo firme e temperaturas que sobem gradualmente, atingindo valores bastante altos, especialmente após o afastamento da frente.

Previsão de temperaturas máximas no sábado durante a tarde.
Previsão de temperaturas máximas no sábado durante a tarde mostra todo o estado de São Paulo e Triângulo Mineiro registrando temperaturas acima dos 30°C, chegando perto dos 40°C.

No sábado (23), praticamente todo o estado de São Paulo estará registrando temperaturas máximas superiores a 30°C. No oeste e norte do estado, entre municípios como Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, as temperaturas podem chegar a 38°C ou ainda mais - como é possível observar na imagem acima.

Tempo começa a mudar em SP no domingo

No domingo (24), no entanto, o avanço de uma nova frente fria e uma massa de ar frio pode fazer o tempo mudar no Sudeste do Brasil. Infelizmente, no entanto, não será uma porção grande da região que será afetada pela massa de ar frio.

Previsão de anomalia de temperatura em 850 hPa no final do domingo.
Previsão de anomalia de temperatura em 850 hPa no final do domingo mostra uma massa de ar frio avançando e afetando o tempo no litoral, sul e leste de São Paulo, inclusive na capital.

O único estado afetado pelo sistema será São Paulo - onde as temperaturas podem cair no litoral sul, na região metropolitana da capital e no Vale do Paraíba em decorrência da massa de ar frio.

Na capital, as máximas caem de 33°C no sábado para 22°C no domingo - uma queda expressiva de mais de 10°C.

Enquanto isso, no entanto, o norte de São Paulo e o Alto Paranaíba continuarão registrando temperaturas altas, acima dos 30°C, e o restante da região sudeste segue com clima inalterado, sem influência da frente fria, que não conseguirá avançar com grande abrangência neste final de semana.

Previsão de temperaturas máximas no domingo durante a tarde.
Previsão de temperaturas máximas no domingo durante a tarde mostra uma queda expressiva de mais de 10°C no litoral sul paulista, na região metropolitana de SP e no Vale do Paraíba.

Nebulosidade intensa e chuvas fracas também vão se formar nessa mesma região de São Paulo, mas os acumulados não serão tão significativos, num geral permanecendo abaixo dos 20 mm. Isso significa que a chuva não deve causar transtornos para a população no domingo.

Previsão de chuva total acumulada no Brasil até dia 30 de Agosto.
Previsão de chuva total acumulada no Brasil até dia 30 de Agosto.

Ao longo da semana que vem, entre a segunda-feira (25) e a quinta-feira (28), essa porção do estado de São Paulo continuará registrando tempo nublado e temperaturas amenas, com chuvas um pouco mais significativas que podem chegar a cerca de 50 mm acumulados, conforme a frente avança em direção norte.

Em outras palavras, no próximo domingo, nebulosidade, chuvas fracas e uma queda de mais de 10°C nas temperaturas afetarão o litoral sul paulista, a região metropolitana de SP e o Vale do Paraíba. As chuvas e temperaturas amenas continuarão presentes ao longo da semana que vem. Todo o resto da região sudeste segue com clima muito quente, ensolarado e não afetado pela frente fria.

Vale notar que, mesmo assim, não há previsão de volumes extremos de chuva que possam causar grandes transtornos, e nem temperaturas baixas extremas que possam ocasionar geadas, por exemplo. Além disso, a maior parte da região sudeste seguirá sem influência das chuvas e da massa de ar frio ao longo da semana que vem.