Frente fria vai provocar virada do tempo neste fim de semana em parte do Sudeste; saiba o que esperar
Ao longo desta semana, o calor tende a aumentar e o tempo ensolarado predomina no sudeste. No domingo, no entanto, o tempo mudará, com chuva e frio chegando a parte de São Paulo.

Nesta quarta-feira (20), a circulação de ventos e umidade relacionados à passagem de uma frente fria já está ocasionando a formação de muita nebulosidade no sudeste do país, especialmente em São Paulo, além de pancadas de chuva pontuais.
Ainda assim, o sistema não causará nenhum tipo de queda expressiva das temperaturas, sendo que a tendência para grande parte do Sudeste, até o próximo sábado, é de tempo firme e temperaturas que sobem gradualmente, atingindo valores bastante altos, especialmente após o afastamento da frente.

No sábado (23), praticamente todo o estado de São Paulo estará registrando temperaturas máximas superiores a 30°C. No oeste e norte do estado, entre municípios como Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, as temperaturas podem chegar a 38°C ou ainda mais - como é possível observar na imagem acima.
Tempo começa a mudar em SP no domingo
No domingo (24), no entanto, o avanço de uma nova frente fria e uma massa de ar frio pode fazer o tempo mudar no Sudeste do Brasil. Infelizmente, no entanto, não será uma porção grande da região que será afetada pela massa de ar frio.

O único estado afetado pelo sistema será São Paulo - onde as temperaturas podem cair no litoral sul, na região metropolitana da capital e no Vale do Paraíba em decorrência da massa de ar frio.
Enquanto isso, no entanto, o norte de São Paulo e o Alto Paranaíba continuarão registrando temperaturas altas, acima dos 30°C, e o restante da região sudeste segue com clima inalterado, sem influência da frente fria, que não conseguirá avançar com grande abrangência neste final de semana.

Nebulosidade intensa e chuvas fracas também vão se formar nessa mesma região de São Paulo, mas os acumulados não serão tão significativos, num geral permanecendo abaixo dos 20 mm. Isso significa que a chuva não deve causar transtornos para a população no domingo.

Ao longo da semana que vem, entre a segunda-feira (25) e a quinta-feira (28), essa porção do estado de São Paulo continuará registrando tempo nublado e temperaturas amenas, com chuvas um pouco mais significativas que podem chegar a cerca de 50 mm acumulados, conforme a frente avança em direção norte.
Vale notar que, mesmo assim, não há previsão de volumes extremos de chuva que possam causar grandes transtornos, e nem temperaturas baixas extremas que possam ocasionar geadas, por exemplo. Além disso, a maior parte da região sudeste seguirá sem influência das chuvas e da massa de ar frio ao longo da semana que vem.