SP a partir desta terça-feira 19 vai enfrentar vendavais, veranico e umidade extremamente baixa; confira os alertas

Diversos alertas meteorológicos foram emitidos para o estado de São Paulo, e condições de calor, tempo seco e ventos intensos devem se agravar nos próximos dias. Confira detalhes.

Sol forte e veranico em cidade.
Condições de calor extremo, tempo muito seco e rajadas intensas de vento devem se agravar nos próximos dias em São Paulo, que segue sob alerta.

O estado de São Paulo vai passar por várias condições meteorológicas adversas nos próximos dias, em parte influenciadas pelo ciclone que está se formando na altura da região Sul, em parte pela alta pressão e pelo ar seco que predominam na porção central do país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, inclusive, diversos alertas meteorológicos para o estado paulista. Confira a seguir detalhes sobre estes avisos e a previsão para os próximos dias.

Ventos intensos atingem o estado

Com o avanço do ciclone e de uma frente fria intensa, os ventos em todo o estado vão aumentar de maneira expressiva. O INMET emitiu avisos para intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, que podem movimentar dunas de areia sobre construções na orla.

Previsão de rajadas de vento na quarta-feira durante a manhã.
Previsão de rajadas de vento na quarta-feira durante a manhã mostra rajadas de vento muito fortes ocorrendo na região oceânica e também em diversos pontos do interior do estado.

Além disso, há alertas vigentes também para o interior do estado. Há possibilidade de rajadas de vento de até 60 km/h, com risco de queda de galhos de árvores e objetos altos, entre a terça-feira (19) e a quarta-feira (20).

Durante rajadas fortes de vento, recomenda-se que não se abrigue debaixo de árvores ou construções pequenas, como quisques. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além de haver risco de queda devido aos ventos fortes, em caso de tempestades há ainda risco de raios.

Na quinta-feira (21), conforme o ciclone se afastar do continente, os ventos voltarão a ficar mais calmos sobre São Paulo e as rajadas devem cessar.

Temperaturas de até 38°C serão registradas

Ainda assim, grande parte do estado seguirá registrando temperaturas altas, superiores a 30°C - especialmente o extremo norte, nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Previsão de temperaturas máximas no sábado.
Previsão de temperaturas máximas no sábado mostra que diversos municípios ao norte de São Paulo registrarão temperaturas máximas de até 38°C. Pontos isolados podem atingir valores maiores.

Ao longo desta semana, a tendência é de que as temperaturas subam gradualmente em todo o estado. No sábado (23), todo o território de São Paulo estará registrando temperaturas superiores a 30°C, com diversos municípios ao norte do estado registrando máximas de até 38°C.

Essa situação pode predominar por muitos dias, o que vai configurar uma onda de calor sobre toda a porção central do país e/ou um veranico já no final desta semana.

Além disso, não se exclui a possibilidade de que pontos isolados registrem temperaturas ainda maiores, próximas dos 40°C. Por enquanto. não há previsão de nenhuma frente fria intensa que seja capaz de fazer as temperaturas caírem na porção norte do estado.

Calor vem acompanhado de tempo extremamente seco

Com o aumento das temperaturas, vem também uma queda expressiva da umidade relativa sobre praticamente todo o estado de São Paulo, que até o sábado (23), estará registrando valores inferiores a 25%, em estado de atenção, inclusive na região metropolitana da capital. Alertas do INMET já estão vigentes para grande parte do estado.

Previsão de umidades relativas (UR) mínimas no sábado.
Previsão de umidades relativas (UR) mínimas no sábado mostra que alguns pontos ao norte do estado registrarão tempo seco extremo, com UR abaixo de 10%, estado de emergência.

Os municípios do norte e oeste paulista podem, inclusive, registrar umidades relativas inferiores a 10%, como pode ser observado no mapa acima. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), isso configura um estado de emergência, o pior cenário possível para umidades relativas.

Entre as recomendações do INMET e do CGE para situações de emergência (umidade relativa abaixo de 12%), podemos listar:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite atividades físicas ao ar livre (elas podem se tornar nocivas nestas condições).
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia (especialmente início da tarde).
  • Use hidratante para pele.
  • Umidifique os ambientes de casa (deixando potes com água e toalhas úmidas expostos ao ar, por exemplo).
  • Evite bebidas diuréticas (como café e álcool)

Além disso, em casos extremos como os que estão sendo previstos para o norte e oeste do estado, o CGE ainda recomenda medidas mais drásticas:

  • Interrupção completa de qualquer atividade ao ar livre, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc. entre as 10h e 16h;
  • Suspensão total de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados, como aulas, sessões de cinema, etc. entre as 10h e 16h.

Vale notar, ainda, que a situação pode continuar se agravando ao longo da semana que vem, especialmente nos municípios ao norte de São Paulo.