Frente fria vai avançar pela região Sul e traz potencial de tempo severo. INMET emite avisos para tempestades!

O tempo seco e muito quente no Sul do Brasil vai embora com a chegada de uma frente fria que pode provocar tempo severo com vendaval, raios e granizo. Confira os alertas.

chuva
Volume de chuva pode chegar aos 100mm no litoral do Paraná até meados da semana. Até lá, tempestades podem atingir o Rio Grande do Sul e Santa Catarina também.

Os últimos dias foram marcados pelo tempo seco e extremamente quente na região Sul que passou a registrar altas temperaturas desde que uma onda de calor que atuou na Argentina, Chile e Paraguai se aproximou do Brasil. Com o calor intenso e o maior predomínio do sol, a umidade relativa do ar também caiu bastante na região, em especial sobre o Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná registraram algumas chuvas isoladas.

O calor intenso chamou a atenção no final de semana. Foram 29 municípios com temperaturas acima dos 35°C na região Sul neste domingo (11) segundo dados do INMET. A cidade mais quente foi Quaraí com 39.5°C.

Dos 29 municípios com temperaturas acima dos 35°C, vale ressaltar que 15 são do Rio Grande do Sul, o que inclui a capital Porto Alegre. 13 cidades são do Paraná e em Santa Catarina, a cidade mais quente foi Urussanga com 37.1°C. Outra preocupação com relação ao tempo seco é a queda expressiva dos níveis de umidade relativa do ar, sendo a cidade mais seca neste domingo, Japira no Paraná que registrou uma UR de 16%, considerado situação de alerta para a saúde humana.

O que tem chamado a atenção com relação à falta de chuva e as altas temperaturas no Sul do Brasil é que não seria esse o padrão correto uma vez que o El Niño ainda segue presente e modulando as condições oceano-atmosfera, mas com o enfraquecimento do fenômeno, mudanças têm acontecido e o padrão dos últimos meses de 2023 já não tem sido mais observado na região. Isso tende a mudar nos próximos dias com a chegada de uma frente fria, mas será que vai durar?

As mudanças no tempo começam hoje

A semana começa ainda bastante quente na região Sul do Brasil por conta de uma condição pré-frontal que mantém uma massa de ar quente antes da chegada do sistema gerando as mudanças mais expressivas no tempo. Já nesta segunda-feira (12) são esperadas as primeiras pancadas de chuva em áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul, principalmente em cidades que fazem fronteira com o Uruguai que podem registrar tempestades.

Antes da chegada das pancadas de chuva, o predomínio ainda será de sol e calor, o que serve como combustível para os temporais que podem vir acompanhados por vendaval, trovoadas, descargas elétricas e queda de granizo, algo que está previsto para acontecer especialmente entre a tarde e a noite, não se descartando o potencial para transtornos.

INMET emite alerta de tempestade a partir desta segunda-feira (12) com chuvas que podem atingir até 100 milímetros, ventos de até 100km/h, queda de granizo, risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Nesta segunda-feira, a chuva ainda não vai se espalhar de maneira generalizada, ou seja, na maior parte da região, o predomínio ainda será de tempo seco e muito quente. Até mesmo em partes da metade norte gaúcha, algumas pancadas podem chegar no final do dia, inclusive sobre a região metropolitana de Porto Alegre, mas em cidades no noroeste gaúcho, ainda não deve chover, assim como em Santa Catarina e no Paraná.

Frente fria avança mais na terça-feira

Na terça-feira (13) de carnaval, a expectativa é que a frente fria avance um pouco mais sobre o Sul do Brasil, ainda provocando temporais e volumes elevados no Rio Grande do Sul, mas chegando também até Santa Catarina e pontos isolados do Paraná.

Conforme a frente fria avançar, o grau de severidade de tempestades aumenta para laranja, o que representa perigo. O volume de chuva pode variar entre 30 e 100 milímetros, as rajadas de ventos podem alcançar a casa dos 60-100km/h, e o potencial para queda de granizo é elevado devido à combinação entre calor e umidade. Mas falando de temperaturas, vale ressaltar que diminuem comparado aos últimos dias conforme o sistema frontal for avançando.

Não tem previsão de frio, mas a boa notícia é que o calor intenso já não será mais o mesmo sobre a região por conta da mudança na direção dos ventos depois que a frente fria passar.

No Paraná, a chuva ainda será mal organizada, mas pode ganhar intensidade no finalzinho do dia porque a frente fria se afasta para o oceano e canaliza a umidade sobre o leste do estado. Entre Curitiba e o litoral, não se descarta a chance para volumes significativos, o que também pode gerar pontos de alagamento.

Chuva começa a ir embora na quarta-feira

Na quarta-feira (14) de cinzas o tempo já começa a mudar novamente sobre o Sul do país, pois a frente fria afastada no oceano já chega até a altura do Sudeste. Ainda pode provocar pancadas de chuva entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas já de maneira mais rápida e intercalada com períodos de melhoria.

temperatura
A chuva começa a ir embora e o destaque passa a ser as temperaturas amenas. Na serra catarinense, a máxima prevista na quarta é de apenas 17°C, mas isso não vai durar muito tempo.

Porém, o que mais deve chamar a atenção é que conforme a frente fria se afastar, uma nova massa de ar seco associada a uma área de alta pressão atmosférica se espalha e garante o tempo firme de novo na maior parte do estado gaúcho, ainda com certa presença de nebulosidade, temperaturas um pouco mais amenas e o retorno do sol.

A queda de temperatura prevista entre hoje e quarta é de 10°C em Porto Alegre. A capital gaúcha sai dos 38°C na segunda para 28°C após a passagem da frente fria.

Depois dessa frente fria, a condição volta a ser de pouca chuva sobre a região a partir de meados desta semana, o que não significa que não tem previsão de chuva alguma, mas as pancadas só devem ocorrer de maneira rápida, mal distribuída e com baixos acumulados novamente. Ah, e isso sem falar das temperaturas que voltarão a ficar mais elevadas de novo.