Frente fria traz risco de temporais no Centro-Sul

Nos próximos dias uma frente fria chega ao Sul do Brasil trazendo risco para temporais em todo o Centro-Sul. As temperaturas também diminuem e a sensação de frio será destaque para algumas localidades.

Frente fria traz mudanças para o Centro-Sul do Brasil. Temporais e queda das temperaturas serão os destaques para os próximos dias.

Nos próximos dias uma frente fria contribui para o retorno das chuvas abrangentes em boa parte do Brasil. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste receberão chuvas mais abrangentes e risco para temporais, principalmente nos estados do Sul. Já na faixa norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo instável com chuvas volumosas.

Previsão do tempo

Nesta quinta-feira (04) uma área de baixa pressão se forma entre o norte da Argentina e o Paraguai e uma frente fria passa a atuar no Uruguai. Previsão de chuva de moderada a forte intensidade na metade oeste do Rio Grande do Sul entre o fim da manhã e o início da tarde. No decorre da tarde passa a chover em toda a Região Sul, com riscos para temporais localizados. No entanto, é a noite que as chuvas mais intensas acontecem em todo o território gaúcho e sul de Santa Catarina. Os maiores acumulados são esperados para a metade norte e leste do Rio Grande do Sul.

No restante do país, calor e pancadas bastante isoladas no norte e leste do Mato Grosso, em Goiás, Minas Gerais e leste paulista. Já no litoral norte, a ZCIT mantém o dia chuvoso, com maiores acumulados para a faixa entre Belém e Fortaleza. Há risco para alagamentos e inundações.

Na sexta-feira (05) a frente fria se encontra entra o norte do Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina, provocando chuva de moderada à forte intensidade já pela manhã nessas localidades, incluindo o centro-oeste do Paraná. No decorrer do dia as chuvas diminuem e passa a chover com menor intensidade nas áreas mais ao leste. Para as demais regiões gaúchas, tempo nublado e sensação de frio ao longo do dia.

No Centro-Oeste, temporais previstos já pela no centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Na parte da tarde previsão de chuva forte e temporais localizados em toda a Região. No Sudeste, o tempo começa a mudar no centro-oeste paulista a partir do fim da manhã. No meio da tarde, as pancadas de chuva já acontecem em todo o estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Já nas áreas mais ao norte do país o destaque se mantém para as chuvas volumosas no norte do Pará e dos estados do Maranhão, Piauí e do Ceará.

Tendência para o fim de semana

No sábado (06) as chuvas continuam a ocorre em boa parte da Região Sul, no Sudeste e Centro-Oeste. Os ventos de quadrante sul, conseguem levar a massa de ar frio até o sul de Rondônia, provocando friagem pela manhã no estado e no oeste e sul do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Sensação de frio também para a Região Sul e estado de São Paulo. No domingo (07) a frente fria não consegue avançar e o cenário é bastante semelhante ao do dia anterior. Chuvas mais intensas são previstas para o leste de Santa Catarina, do Paraná e do estado de São Paulo.