StoreWindows10

Frente fria provoca muita chuva no Sudeste

Alerta de chuva forte para o litoral paulista e no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (16). No sábado (17) é a vez do estado do Espírito Santo ficar em alerta.

Tiago Robles Tiago Robles 16 Mar. 2018 - 12:23 UTC
Chuvas volumosas podem causar transtornos na Região Sudeste.

A sexta-feira (16) começou com tempo instável no noroeste do Mato Grosso do Sul, oeste de Minas Gerais e todo o estado de São Paulo, devido à presença de uma frente fria no oceano. No decorrer do dia as instabilidades se espalham e passa a chover forte no leste paulista até o meio da tarde, trazendo potencial para alagamentos, principalmente nas áreas urbanas.

Alerta para as áreas próximas á região de Campinas, metropolitana de São Paulo, litoral paulista e Vale do Paraíba. Com o avanço do sistema frontal, os temporais atingem a metade sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro, perdendo força mais para o fim do dia.

Na Região Sul o tempo fica firme no Rio Grande do Sul e metade sul de Santa Catarina. No entanto, em todo o Paraná, oeste e norte catarinenses, há previsão ainda de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade na parte da tarde.

Acumulado de chuva da sexta-feira (16) até a noite de domingo (18) segundo o modelo europeu ECMWF.

No sábado (17), a frente fria se mantém na altura do Rio de Janeiro e deixa o tempo instável e com chuva ao longo do dia na faixa que vai do litoral norte paulista até o Espírito Santo. Chuvas volumosas ocorrem entre o meio da manhã e o meio da tarde. Já na metade sul de Minas Gerais, norte de São Paulo e áreas próximas a região de Campinas, há previsão de pancadas de chuva forte a partir da tarde.

No domingo (18) o tempo começa a mudar. O sistema frontal avança até o Espírito Santo, passando a chover de moderada a forte intensidade na metade sul do estado. O tempo se mantém instável em Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro. No entanto, no decorrer do dia o sistema se afasta mais para oceano e contribui para o enfraquecimento da chuva e, a partir do fim da tarde, não há mais previsão de chuva.

Já na Região Sul, a aproximação de uma nova frente fria pelo Uruguai, contribui para o aumento das temperaturas e sensação de calor no estado gaúcho. A partir da tarde a nebulosidade começa a aumentar e há a possibilidades de pancadas de chuva isoladas na metade sul do Rio Grande do Sul. No fim do período, o sistema já passa atuar do estado e chove forte nas áreas do Oeste, Centro e Sul. No restante da Região, passa a chover a partir da madrugada de segunda-feira (19).

Publicidade