Frente fria provoca muita chuva na Região Sul e em parte do Sudeste

Uma frente fria contribui para chuvas intensas e tempestades em boa parte do centro-sul nos próximos dias. Volta a chover em toda a Região Sul e em boa parte do Sudeste.  

tempestades; frente fria na Região Sul
Chuvas voltam a ocorrer em toda a Região Sul e frente fria muda o tempo no Sudeste. Há alertas de tempestades e chuvas intensas.

Nos últimos dias, apesar de a precipitação ainda ocorrer em boa parte do país, principalmente no centro-norte, o padrão das chuvas se deu de forma mais isolada, mas mesmo assim, com intensidade no Centro-Oeste e na Região Norte.

Já na Região Sul, o tempo firme e ensolarado predominou, mesmo com a passagem de uma frente fria, que provocou mais aumento da nebulosidade do que chuva.

Confira também...                                                          Fortalecimento do La Niña e aumento das chances de El Niño em 2022

Agora, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e consegue organizar instabilidades, trazendo a expectativa de chuvas expressivas e com potencial para transtornos. O mesmo sistema proporciona precipitação intensa também em boa parte do Sudeste até o fim da semana.

Frente fria atua no Sul até a quarta-feira

Nesta segunda-feira (15), sem grandes novidades para as regiões Sul e Sudeste, com tempo firme predominando em boa parte. Tempo mais fechado e com sol entre muitas nuvens, somente entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná, norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Chuva fraca e isolada, somente a partir de meados da tarde no extremo norte de Minas Gerais.

Na terça-feira (15), durante a madrugada, uma frente fria se forma entre o Uruguai e a Argentina, passando a atuar no Rio Grande do Sul no início da manhã. Até meados do período, alerta de tempestades na metade-sul e oeste do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. No fim da manhã, passa a chover no restante do território gaúcho.

No decorrer da tarde, o sistema frontal não consegue avançar e as instabilidades ficam mais desorganizadas, com chuvas isoladas ocorrendo no sul, centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul e pancadas isoladas atingindo o sul e meio-oeste de Santa Catarina. No fim do dia, há possibilidade de pancadas isoladas no extremo oeste do Paraná. Nas demais áreas, aumento da nebulosidade, mas sem precipitação.

No decorrer da noite, a frente fria ganha reforço e volta a chover com forte intensidade e forma mais abrangente em todo o Rio Grande do Sul, com potencial para tempestades ao longo da madrugada.

Segundo o modelo ECMWF, os volumes podem passar do 100 mm até meados da semana no Rio Grande do Sul. No entanto, acredita-se em um exagero deste acumulado, sendo corrigido para metade deste acumulado.

Na quarta-feira (17) pela manhã, as chuvas continuam a ocorrer com moderada a forte intensidade no centro-norte e leste do Rio Grande do Sul, e passa a chover no sul e meio-oeste de Santa Catarina, bem como no sudoeste e oeste do Paraná. No decorrer da tarde, as chuvas ganham intensidade no norte e nordeste gaúchos e o risco de tempestades aumenta no oeste e noroeste do Paraná. Em Santa Catarina e no leste paranaense, as instabilidade chegam ao norte do estado somente no fim do dia, com chuvas de até moderada intensidade ocorrendo ao longo da noite.

A frente fria chega ao Sudeste

Na quinta-feira (18) de manhã muita chuva ainda na Região Sul, mas agora concentrada em Santa Catarina e no Paraná. No entanto, o deslocamento mais para norte da frente fria contribui para a organização da umidade no Brasil Central e também para chuvas de moderada a forte intensidade no centro-oeste e norte de São Paulo, no oeste de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro.

Chuvas se intensificam e se espalham pelo Brasil Central nesta quinta-feira. Alerta de tempestade e de chuvas intensas.

No início da tarde, o tempo já começa a mudar no sul e leste paulista e ao longo do período as instabilidades ganham força e há potencial para chuvas intensas e tempestades em Santa Catarina, Paraná, em boa parte do estado de São Paulo, no oeste de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. A partir do fim do período e início da noite, as chuvas também ocorrem em todo o leste e no nordeste de São Paulo, bem como na forma de pancadas isoladas no sul mineiro e na região de Belo Horizonte.

chuva no Sudeste
Frente fria avança mais e chuvas volumosas volta a ocorrer no estado de São Paulo e em Minas Gerais.

No decorrer da noite até a manhã da sexta-feira (18), a precipitação não dá trégua no estado de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais, levando potencial para transtornos, como alagamentos e inundações. Passa a chover também no Rio de Janeiro, porém com menor intensidade.

Ao longo do dia, a frente fria avança e as chuvas se espalham por todo o estado de Minas Gerais e passam a ocorrer também no Espírito Santo. Há potencial para tempestades pontuais, com precipitação intensa até o fim da tarde no norte paulista.