Fortalecimento do La Niña e aumento das chances de El Niño em 2022

Com a expectativa de que as condições do La Niña continuem durante os meses de verão e no outono do próximo ano, as previsões também preveem um aumento na probabilidade de um evento El Niño em 2022.

La nina
As condições do La Niña devem continuar durante os meses de verão.

Pelo segundo ano consecutivo, o La Niña está previsto para continuar durante o verão e no outono. De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), há 87% de chance de a La Niña continuar dessa forma, com repercussões esperadas em todo o mundo. Também parece cada vez mais provável que o El Niño se desenvolva no próximo verão 2022/2023.

La Niña é a fase fria do El Niño Oscilação Sul (ENOS) – m padrão climático que envolve mudanças periódicas nos ventos e na temperatura da superfície do mar sobre o oceano Pacífico. As mudanças nas fases do ENOS são geralmente iniciadas pelos ventos alísios, que alteram as correntes oceânicas e mudam as temperaturas do oceano.

Pode lhe interessar…                                                                Novembro 2021, teremos reflexo da La Niña sobre as chuvas no Brasil?

Este ano, o La Niña se desenvolveu em setembro. Nas últimas semanas, houve uma queda substancial nas temperaturas da superfície do mar nas partes central e oriental do Pacífico, indicando o fortalecimento das condições de La Niña. As temperaturas em algumas áreas estão entre 1°C e 3°C abaixo da média.

Pacific sea temp
Figura mostrando as anomalias da temperatura da superfície do mar no Oceano Pacifico.

Como você pode ver na imagem acima, as anomalias mais frias têm quase a aparência de ondas, sugerindo que há fortes ventos alísios empurrando as águas superficiais na direção leste. Não são apenas as temperaturas da superfície do mar que mudam durante os eventos de La Niña; a pressão atmosférica também é influenciada, com condições no Pacífico frequentemente muito estáveis, com a atuação de alta pressão.

El Niño em 2022?

Olhando para o futuro, espera-se que o La Niña continue a se fortalecer durante o restante da primavera e no início do verão. Embora não esteja previsto que seja tão forte quanto no ano passado, ela ainda trará consequências para os padrões climáticos globais.

Pacific sea temp
As recentes temperaturas da superfície do mar no Pacifico estão muito mais altas no oeste do que no leste.

Em geral, o La Niña resulta em condições mais úmidas em partes do norte da Austrália e sudeste da Ásia, bem como na parte nordeste da América do Sul. Por outro lado, partes do sul dos Estados Unidos e México costumam ter condições mais secas. O La Niña também pode intensificar o desenvolvimento das tempestades tropicais no Atlântico Norte.

Embora ainda seja muito cedo para afirmar com certeza, as previsões apontam que o verão do próximo ano pode ter o retorno do El Niño – a fase quente do ENOS. O El Niño resulta em temperaturas acima da média e pressões mais baixas na região do Pacífico. A diferença das temperaturas superficiais entre as duas fases pode às vezes chegar a 10°C.

Ambas as fases impactam as condições climáticas em todo o mundo, com efeitos bem diferentes. Com o La Niña previsto para continuar durante este verão, a sua influência será, sem dúvidas, exercida mais uma vez.