Frente fria: novos alertas para o Centro-Sul no fim de semana

Neste fim de semana, uma frente fria traz de volta o risco de temporais e chuvas volumosas para a Região Sul, Argentina e o Uruguai. Transtornos como alagamentos, inundações, ventos intensos e queda de granizo são esperados a partir da madrugada do sábado.

Frente fria traz de volta o risco para chuvas volumosas, rajadas de vento intensas e queda de granizo para o Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A região do pampa na América do Sul vem recendo volumes elevados de chuva, que nos últimos 5 dias acumularam mais entre 150 e 200mm na região Central, Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul. Além da chuva volumosa, fortes rajadas de vento e granizo vêm provocando muitos prejuízos em todo o Centro-Sul.

No próximo fim de semana não será diferente. A chegada de uma frente fria traz de volta o risco para ocorrência de chuvas volumosas, fortes rajadas de vento e queda de granizo na Região Sul, no Uruguai e na Argentina. Os alertas de tempo severo se estendem para o Centro-Oeste e o Sudeste na próxima semana.

Destaques e alertas para o fim de semana

Na transição da sexta-feira (01) para o sábado (02), uma região de cavado já começa a intensificar instabilidades na metade sul do Uruguai e do leste da Argentina, nas regiões de Entre Ríos, Santa Fé e norte de Buenos Aires, incluindo a capital. Durante a madrugada, há alerta de fortes tempestades nessas áreas, incluindo agora o centro-norte do Uruguai. No Rio Grande do Sul, as primeiras trovoadas já ocorrem na Campanha e no sul do estado.

No decorrer da manhã, a região de cavado evolui para uma frente fria e atinge toda a metade sul do Rio Grande do Sul, com chuvas volumosas, rajadas de vento intensas e possibilidade de granizo. No norte uruguaio e nas regiões argentinas de Corrientes, norte de Entre Ríos e metade norte de Santa Fé, também há alerta de tempo severo ao longo da manhã.

Na parte da tarde, o sistema frontal avança e provoca chuvas em todo o Rio Grande do Sul, porém o risco de temporais diminui bastante e as chuvas passam a ocorrer com moderada intensidade. Somente no Oeste, Campanha, norte do Uruguai e na Argentina ainda chove com forte intensidade. À noite, temporais atingem o norte gaúcho e Santa Catarina, com exceção das áreas mais ao norte do estado.

No domingo (03), o tempo fica firme e frio no Uruguai. Na Argentina, chuva de moderada a forte intensidade pela manhã e redução a partir da tarde. Já no Rio Grande do Sul, o dia fica nublado e chuvoso na metade norte do estado, com chuvas mais intensas ocorrendo na parte da tarde na região das Missões e no norte.

Em Santa Catarina, o dia fica nublado com chuva fraca pela manhã. Na parte da tarde, as instabilidades ganham força e se espalham pelo Paraná, deixando em alerta para chuvas volumosas, granizo e fortes rajadas de vento em todo o território catarinense, oeste, sul e leste do Paraná. Alerta de tempestades localizadas também na metade sul do Mato Grosso do Sul. No decorrer da noite, as chuvas intensas passam a ocorrer em boa parte do estado de São Paulo, sendo as áreas do leste com menor potencial para temporais.