Frente fria pode provocar chuvas intensas no leste de SP e no RJ

A partir de quarta-feira uma frente fria chega à Região Sudeste e leva potencial para a ocorrência de chuvas intensas no leste do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. O frio também volta a ser destaque nos dias seguintes.

chuva e frio em SP e no RJ
Em meados da semana o tempo volta a mudar em parte do SE com a atuação de uma nova frente fria. Há alerta de chuvas intensas no leste de SP e no RJ.

O início do mês de maio vem sendo caracterizado pelo típico clima de outono, com temperaturas agradáveis ou calor ao longo do dia e manhãs e noites frias. Isso se dá pelo aumento da incursão de massas de ar frio pelo Centro-Sul e, consequentemente, de frente frias, que contribuem para chuvas mais abrangentes na Região Sul e costeiras no Sudeste nesta época do ano.

Nesta semana não será diferente. Uma frente fria avança pela Região Sul e chega ao Sudeste em meados da semana, porém atuando de forma mais costeira, com chuvas mais concentradas no leste do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. Após a passagem do sistema frontal, as temperaturas voltam a cair, porém agora com mais intensidade.

Alerta chuvas intensas no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro

Por volta do fim da manhã da quarta-feira (12), uma frente fria atua entre o Paraná e o estado de São Paulo, provocando chuvas de moderada a forte intensidade no leste e norte paranaenses e no sul paulista. No início da tarde, chuvas já podem atingir a região metropolitana de São Paulo.

frente fria, são paulo, rio de janeiro
Frente fria avança e provoca chuvas de moderada a forte intensidade no leste e São Paulo e no Rio de Janeiro na próxima quarta-feira.

No entanto, o sistema se desloca lentamente chegando ao litoral norte paulista e sul do Rio de Janeiro somente a partir do fim do dia. No período da noite há alerta para chuvas intensas na capital paulista, no Vale do Paraíba e na porção litorânea desde Peruíbe até Angra dos Reis. Somente na madrugada que passa a chover na capital do Rio de Janeiro.

A partir de quinta-feira (13), a frente fria se afasta e não leva mais riscos para eventos intensos de precipitação. Agora, o destaque fica com o frio.

Massa de ar polar provoca nova queda nas temperaturas

Nos próximos dias o friozinho da manhã ainda se faz presente em boa parte da Região Sudeste, no entanto, ainda faz calor no interior, com sensação mais amenas nas áreas costeiras, condição bem típica do outono.

frio, massa polar
o sistema de alta pressão, que representa a massa de ar polar no mapa, atua de forma continental proporcionando mais redução das temperaturas no Centro-Sul.

A partir da noite de quarta-feira (12), uma massa de ar polar, que atua de forma mais continental em relação à anterior, provoca a queda das temperaturas em boa parte de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

As mínimas na quinta-feira (13) podem chegar aos 13°C na capital paulista e no oeste do estado, aos 14°C no norte de São Paulo, aos 18°C no Rio de Janeiro e aos 11°C no sul mineiro. Nos próximos dias, a sensação de frio continua, porém sem redução das temperaturas.