Frente fria continua avançando pelo Brasil nesta segunda, 13: INMET emite avisos para 19 estados; confira a lista
Frente fria vai continuar influenciando a segunda-feira, 13, com alertas de chuvas intensas e de tempestades em boa parte do Brasil. INMET emitiu avisos para 19 estados.

Um ciclone extratropical e uma frente fria se formaram neste domingo (12) e vem provocando chuvas de até forte intensidade no centro-sul do Brasil, principalmente nos estados da Região Sul, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo.
Na segunda-feira (13), o sistema frontal continua atuando no entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com deslocamento para norte ao longo dia, o que contribui na organização de instabilidades sobre o Brasil Central e em boa parte do Sudeste. Essa condição é característica do período úmido, o que já pode ser considerado o seu início a partir desta semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de chuvas intensas e de tempestades para 19 estados. Segue a lista e as características de cada alerta:
- Rio Grande do Sul - perigo (laranja) de tempestades;
- Santa Catarina - perigo (laranja) de tempestades;
- Paraná - perigo (laranja) de tempestades;
- Mato Grosso do Sul - perigo (laranja) de tempestades e perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- São Paulo - perigo (laranja) de tempestades e perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Mato Grosso - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Goiás - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Minas Gerais - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Rio de Janeiro - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Espírito Santo - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Bahia - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Piauí - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Maranhão - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Tocantins - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Pará - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Amazonas - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Roraima - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Rondônia - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
- Acre - perigo potencial (amarelo) de chuvas intensas;
A seguir trazemos os mapas e os detalhes da previsão do tempo para a segunda-feira (13).
Segunda-feira: frente fria avança e organiza canal de umidade sobre boa parte do Brasil
Na madrugada da segunda-feira (13), a frente fria atua sobre entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Há alerta de chuvas intensas e de tempestades pontuais no centro-norte, noroeste, sul e leste do Paraná, no Mato Grosso do Sul e na região do estado de São Paulo que faz divisa com o território paranaense e sul-mato-grossense. No leste do Rio Grande do Sul e no sudoeste do Mato Grosso, há alerta de chuva forte, que diminui no decorrer do período ao se aproximar do período da manhã.
No norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, as chuvas ocorrem com fraca intensidade. Já no norte do Mato Grosso, entre os estados de Goiás e do Tocantins e no oeste do Amazonas, as chuvas acontecem de forma pontual, mas com potencial de pancadas de forte intensidade.

No período da manhã, as instabilidades avançam pelo oeste, centro e sul de São Paulo, mantendo-se sobre o norte e leste do Paraná, o Mato Grosso do Sul e o sudoeste do Mato Grosso, onde há alerta de eventos intensos e de tempestades.
No oeste de Santa Catarina e nas demais regiões do Paraná, o tempo fica mais firme, mas há possibilidade de chuva fraca e pontual. No Rio Grande do Sul, a massa de ar mais frio garante o tempo firme.
Na Região Norte, instabilidades atuam entre o Acre e o oeste do Amazonas, com alertas de pancadas de chuva forte, que podem ocorrer como tempestades.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, o tempo começa a mudar no Brasil Central e em mais localidades do Sudeste, através do aumento da nebulosidade e da formação de instabilidades, que levam potencial de pancada de até forte intensidade em todo o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro, no centro-norte do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso e em Rondônia. As chuvas mais abrangentes e intensas acontecem na porção central e oeste de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
Na Região Sul, as chuvas passam a ocorrer com fraca intensidade no norte do Paraná e continuam no centro e leste do estado. Previsão de chuva fraca e pontual também para o norte e leste de Santa Catarina e para o sul do Rio Grande do Sul.

No período da tarde as instabilidades se espalham pelo Brasil e não levam mais riscos para a Região Sul. Alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades para o todo o Centro-Oeste, estado de São Paulo, centro-sul e todo o oeste de Minas Gerais, para o Rio de Janeiro, no Acre, Amazonas, Rondônia, sul de Roraima, metade sul do Pará, no centro-norte do Tocantins, extremo sul do Maranhão e oeste da Bahia. O tempo instável se mantém ao longo da noite, com redução gradativa das chuvas.
Na terça-feira (14), os alertas seguem para os mesmos estados a partir da tarde no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. No Sul, o tempo segue firme devia a atuação de uma massa de ar frio.